Avianca comenta apoio do governo, enquanto judiciário empata seu financiamento

A Avianca Holdings emitiu no domingo (13) uma declaração sobre o compromisso do Governo da Colômbia de participar do financiamento da empresa na forma do Debtor-in-Possession (DIP), num momento em que uma liminar expedida pelo Tribunal Administrativo da Província de Cundinamarca (onde fica a capital Bogotá) está impedindo tal transação sob argumento de que ela pode não ser benéfica ao país. 

A Avianca comentou o seguinte:

A Avianca reitera sua gratidão à República da Colômbia por seu apoio e compromisso contínuos em participar do DIP da Companhia. O financiamento DIP da Avianca, que é apoiado não apenas pelo governo da Colômbia, mas também pelos credores existentes da empresa e por mais de 90 investidores institucionais adicionais, é fundamental para sustentar as operações da Avianca, manter a conectividade em toda a Colômbia e ajudar a apoiar o país em sua recuperação econômica.

A Avianca espera apresentar informações aos tribunais colombianos nos próximos dias, juntamente com informações apresentadas pelo governo da Colômbia, que demonstrarão que a participação da República da Colômbia no financiamento da companhia é uma transação benéfica para o país. A transação foi estruturada de uma forma que fornece suporte colateral substancial, bem como retornos econômicos atraentes para a República que são iguais aos de outros investidores institucionais privados seniores garantidos, e à frente (com prioridade de recebimento) de algumas outras partes interessadas importantes e credores do Empréstimo Subordinado de $700 milhões.

Esperamos apresentar nossa moção ao Tribunal de Falências dos Estados Unidos na próxima semana e estamos confiantes de que os tribunais colombianos autorizarão o governo colombiano a avançar com o financiamento em tempo hábil”.

Informações adicionais sobre o financiamento DIP estão disponíveis no site da Avianca (www.aviancaholdings.com).

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias