Avianca criará empresa regional de serviços aeronáuticos, marítimos e terrestres

ATR 72 da Avianca Argentina. Imagem: Rodrigo Néspolo

Após anunciar que selou um contrato de joint venture com a empresa canadense CAE International para criar uma companhia de treinamento de pilotos na Colômbia, a Avianca informou na última terça-feira, 19 de junho, por meio de sua Superintendência Financeira, que constituiu a empresa Regional Express Americas S.A.S.




Segundo a companhia aérea, a empresa terá sua sede em Bogotá e, por meio dela, prestará serviços de transporte (aéreo, terrestre, marítimo, multimodal) e serviços de engenharia, manutenção, treinamento e suporte necessários em todos os modais de transporte.

A Avianca disse que a empresa tem um capital inicial de US$ 1 milhão de dólares, e que 100% das ações são de propriedade da Avianca Holdings S.A.

Segundo informações do Flight Global, no setor aeronáutico a nova divisão regional da Avianca deve assumir, com aeronaves ATR 72, as rotas regionais colombianas que hoje são executadas pela linha aérea principal, como as ligações entre Bogotá e Yopal, Florencia, Ibague, Manizales, Popayan e Villavicencio. O objetivo seria dividir as operações de forma semelhante ao que acontece nos Estados Unidos, em que as companhias regionais alimentam os hubs das companhias principais.

Esse modelo de operação acaba funcionando como uma forma de reduzir custos nos mercados secundários através, por exemplo, do pagamento de menores salários a tripulantes, viabilizando rotas que não seriam lucrativas frente aos maiores custos das companhias aéreas principais.

Este, inclusive, teria sido um dos motivos do fracasso de uma tentativa anterior da Avianca de estabelecer uma regional no Panamá, que também operaria uma frota de ATR’s, mas que encontrou forte resistência da classe de pilotos. Veremos o que acontecerá a seguir nessa nova empreitada.

 
Com informações do La República e do Flight Global.
 

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias