Avianca dá um passo importante em sua reorganização

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Avianca Holdings anunciou que todas as moções de “primeiro dia”, após o pedido de recuperação judicial, foram aprovados em caráter provisório ou final pelo Tribunal de Falências dos EUA. Coletivamente, as ordens concedidas pelo Tribunal na audiência ajudarão a garantir que a Avianca continue as operações comerciais normais durante todo o processo de reorganização.

Anko van der Werff, CEO da Avianca, disse: “Estamos muito satisfeitos com a pronta aprovação pelo Tribunal de nossas moções do “primeiro dia” relacionadas a funcionários, clientes, parceiros de agências de viagens e fornecedores, entre outros. Este foi um passo importante e positivo em nossa reorganização”.

“Estamos comprometidos em manter a conectividade de pessoas, famílias e empresas e esperamos retomar gradualmente nossos voos de passageiros à medida que as restrições de viagem forem levantadas. Nossos clientes, incluindo nossos valiosos membros LifeMiles (programa de milhagem da empresa), podem ter certeza de que podem continuar a organizar viagens e voar com a Avianca da mesma maneira que sempre fizeram”, continuou o Sr. Van der Werff.

“O processo do capítulo 11 (a recuperação judicial amerciana) é uma maneira responsável da Avianca proteger e preservar a empresa, à medida que navega no severo impacto do covid-19 nos setores de linhas aéreas e viagens. Continuamos nossas discussões governamentais e estamos confiantes de que emergiremos como uma companhia aérea melhor e mais eficiente, que continua a servir os clientes e a fornecer viagens aéreas essenciais na Colômbia e na América Latina. Somos gratos pelo apoio de nossos parceiros de negócios e reconhecemos que nossos relacionamentos contínuos também serão importantes para o êxito desse processo”, acrescentou o Sr. Van der Werff.

Entre outras coisas, o Tribunal aprovou moções que permitirão à Avianca proteger funcionários e fornecedores e, ao mesmo tempo, continuar atendendo aos clientes. A Avianca recebeu autorização para:

• Pagar salários dos empregados e honrar os programas de benefícios dos no curso normal dos negócios enquanto estiver em recuperação;

• Manter sua rede de programas de clientes durante todo esse processo. Os clientes podem continuar a organizar viagens e voar com a Avianca da mesma maneira que sempre fazem. Além disso, os clientes da Avianca continuarão acumulando milhas ao voar e poderão continuar a resgatar milhas acumuladas através do LifeMiles para comprar passagens; e,

• Honrar as obrigações devidas a alguns de seus parceiros, fornecedores e agências de viagens.

O sucesso da audiência do “primeiro dia” da Avianca marca o primeiro marco significativo da recuperação da empresa e permitirá emitir vários pagamentos críticos e manter a continuidade operacional durante toda a sua reorganização. Com o alívio concedido, a companhia pode esperar um engajamento produtivo com os principais interessados. Notavelmente, a próxima audiência do Tribunal está marcada para 11 de junho de 2020, onde a Avianca espera garantir a aprovação de todas as ordens provisórias em uma base final.

Discussões em andamento

Como anunciado anteriormente, a Avianca – como muitas outras companhias aéreas do mundo, inclusive nos Estados Unidos, União Europeia e Ásia, bem como na América Latina – está buscando apoio financeiro dos governos dos países onde presta serviços essenciais. 

A Avianca continua engajada em discussões com o governo da Colômbia, bem como com seus outros mercados-chave, sobre estruturas de financiamento que forneceriam liquidez adicional crítica para apoiar a companhia durante o processo de recuperação, e desempenharão um papel vital para garantir que a empresa emerja de sua reorganização como uma transportadora altamente competitiva e bem-sucedida nas Américas. Nesse ínterim, enquanto essas discussões estiverem em andamento, a companhia pretende utilizar seu caixa disponível.

Recursos adicionais

Recursos adicionais para clientes e outras partes interessadas e outras informações nos arquivos da Avianca podem ser acessados ​​no site de Reorganização da Companhia em aviancawillkeeponflying.com

Os processos judiciais e outros documentos relacionados ao processo do capítulo 11 nos EUA estão disponíveis em um site separado, administrado pelo agente da Avianca no processo, a Kurtzman Carson Consultants, em www.kccllc.net/avianca.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Com avião da Mônica, recomeçam os voos de passageiros no SJK...

0
O Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, também conhecido como SJK Airport, acaba de voltar a contar com voos comerciais de