Avianca entra com pedido de Recuperação Judicial

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Avianca Holdings da Colômbia, segunda aérea mais antiga do mundo, acaba de entrar com pedido de recuperação judicial nos EUA.

Avianca A330

A empresa com mais de 100 anos de história entrou pela segunda vez com pedido de Recuperação Judicial (RJ), o chamado Chapter 11 nos EUA.

Em 2004 a empresa tinha entrado com o pedido de RJ que resultou na reestruturação e compra pela brasileira Synergy de Germán e José Efromovich. Mais tarde, eles transformaram a brasileira Oceanair na Avianca Brasil, que há pouco mais de um ano também entrou com pedido de RJ. O processo ainda corre na justiça sem falência oficialmente declarada.

A empresa entrou com pedido na corte de Nova Iorque com passivos que vão de $1 bilhão a $10 bilhões de dólares.

Segundo o CEO da empresa, Anko van der Werff, a crise atual do Coronavírus é a pior que a empresa passa, e a proteção dada pela recuperação judicial se faz necessária.

Com essa RJ, a empresa não poderá ser cobrada por débitos anteriores ao pedido como forma de dar alívio financeiro. Como compensação, será administrada por firmas especializadas, de maneira a recuperar a empresa.

Detalhes não foram divulgados acerca do futuro da empresa, mas em nota a companhia afirmou que irá reduzir substancialmente as operações no Peru.

A empresa também afirmou que não deixará de pagar as dívidas trabalhistas e honrará os compromissos com seus funcionários.

A Avianca foi fundada 1919, sendo a companhia em operação por mais longo tempo no mundo e a primeira das grandes empresas aéreas a entrada com pedido de RJ na crise atual.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias