Avianca Holdings admite possibilidade de falência

A Avianca Holdings (Colômbia) informou que deixou de pagar o leasing de seus aviões e que a possibilidade de falência existe, apesar de remota.

Segundo divulgado pelo portal Reportur, a empresa admitiu a possibilidade de recuperação judicial ou falência, dado o difícil cenário que se encontra que acarretou “no comprometimento com vários de seus credores”.

A empresa, que controla todas as aéreas da Avianca com exceção do Brasil e Argentina, também afirmou: “não podemos assegurar que teremos êxito na negociação com qualquer um desses credores e se os mesmos vão acelerar a cobrança de alguma ou todas as dívidas, tão pouco se exercerão os direitos como credores, como a retomada de aeronaves ou execução de outras garantias”.

Mas a Holding pondera afirmando que, dada a progressiva redução do endividamento geral de longo prazo, fica menos provável que a justiça declare a compania insolvente.

Dentre as dívidas de curto prazo que mais preocupam está a suspensão do pagamento do leasing operacional (de aparentemente todas suas aeronaves) a contar do final do mês de junho.

A Avianca como um todo vem passando por uma série de crises nos últimos anos: greve de pilotos, paralisação da irmã brasileira e argentina, perda de controle acionário dos irmãos Efromovich, troca na presidência e por último possível corrupção envolvendo benefício passagem de seus funcionários e membros do governo americano.

“A nossa prioridade é ter os melhores resultados. Durante esse trimestre tomamos decisões difíceis, porém estamos convecidos de que são indispensáveis para mudar o rumo da companhia, fazê-la competitiva, rentável e com os melhores padrões de serviço” disse o novo presidente da companhia, Anko van der Werff, ex-KLM.

Ironicamente ou não a Avianca é a segunda aérea mais antiga do mundo em atividade, atrás apenas da KLM. Porém, a empresa holandesa teve operações paralisadas durante a invasão alemã da Holanda na Segunda Guerra, sendo assim para muitos a Avianca é a empresa aérea mais velha do globo.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Boeing 737 tem todos os pneus principais estourados no pouso

0
No estranho incidente na tarde da sexta-feira, algo levou todos os pneus do trem de pouso principal do Boeing 737 a estourarem no pouso.