Início Empresas Aéreas

Avianca investiga corrupção de autoridades com benefício passagem

A Avianca Holdings (grupo que controla a Avianca na América Latina com exceção do Brasil e Argentina) está investigando se violou leis americanas de suborno e corrupção.

A própria empresa notificou o DOJ (Departamento de Justiça dos EUA) sobre a investigação interna sobre a possível violação de leis americanas quando funcionários da empresa utilizando do seu benefício concederam passagem de graça para autoridades do governo americano.

O caso revelado pelo Wall Street Journal não detalha quando ocorreram as concessões e tão pouco de que setor do governo americano as autoridades trabalhavam/trabalham.

A empresa por sua vez confirmou que notificou as autoridades do DOJ através da Comissão de Títulos e Câmbio, e que está cooperando com as autoridades. Segundo a Avianca Holdings dentre os funcionários que concederam seu benefício para membros do governo, podem estar membros sênior da empresa e também membros do conselho administrativo.

A Avianca Holdings também informou que adotou medidas de controle adicionais para evitar que o caso de corrupção se repita futuramente. Não está claro qual o objetivo teria sido quando as passagens benefício foram emitidas, tão pouco se isso foi alcançado.

Em 2016 a LATAM foi condenada a pagar $22 milhões de dólares devido a suborno envolvendo membros do governo americano, visando favorecer a empresa em contratos laborais nos EUA.

A citação não inclui a Avianca Brasil, que não é controlada pelo grupo e também não deve “satisfações” a justiça americana por não ser listada em alguma bolsa dos EUA. No caso da empresa brasileira o benefício permitia que terceiros (fora da família do funcionário) viajassem nos voos da companhia com grande desconto, mas desde que acompanhado pelo funcionário ou algum dos dependentes familiares.