Avianca vai aumentar o número de assentos nos aviões em combate à crise

Airbus A330-300 da Avianca pousa em Bogotá
Airbus A330-300 da Avianca pousa em Bogotá

Em meio a sua maior crise após a quase falência, no início dos anos 2000, a Avianca Colombia faz de tudo para se salvar, inclusive aumentar número de assentos nos aviões.

O futuro presidente da companhia, Anko van der Werff, afirmou que uma das medidas, além de renegociações de dívidas, é aumentar o número de assentos em seus aviões, prática que vai de encontro à cultura de conforto que a Avianca sempre promoveu em toda sua existência. “Não significa menos espaço, é que os novos assentos são mais finos” afirmou Anko, sem dar detalhes.

Comparativo

Atualmente, os Airbus A320, principal aeronave da Avianca Holdings, tem capacidade para 150 passageiros divididos em classe econômica e executiva, bem abaixo da média mundial.

O máximo que um A320 pode levar é 186, numa modificação feita pela Lufthansa Techinic, ou 189 nos novos A320neo. Na Colômbia, a concorrente Viva Air leva 179 passageiros no A320 e a LATAM 174.

A finada irmã, Avianca Brasil, levava entre 162 e 165 passageiros nos seus A320 frente aos 174 da Azul e da LATAM.

Avianca Quebrada?!

O antigo dono da TACA e hoje CEO da Avianca Holdings, Roberto Kriete, foi enfático ao dizer para empregados sobre a situação da companhia: “está quebrada”. Apesar das palavras fortes e claras, o CEO destaca o que já falamos aqui anteriormente: a companhia não está pagando lessores e credores, está tentando renegociar dívidas e ganhar tempo.

Ainda segundo Kriete, que hoje detém 14% da aérea através da Kingsland, os credores não irão esperar para sempre e a companhia. Como forma de desafogar a empresa no curto prazo, a Kingsland anunciou ontem que está injetando um dinheiro na companhia, a fim de dar giro.

Com informações da Reuters

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Pilotos da Malaysia Airlines vão trabalhar nas áreas de vendas...

0
Uma vida nova pode estar surgindo para os pilotos da Malaysia Airlines, já que a companhia está oferecendo cursos profissionalizantes de vendas e TI.