Avianca repetirá façanha com segundo voo direto do Japão à Colômbia

Se a Avianca Colombia já havia feito história em meados de junho quando voou sem escalas de Tóquio a Bogotá, , como reportamos aqui, agora a empresa nacional da Colômbia repete a dose. A operação fez parte de um voo de carga à China.

Segundo dados do FlightRadar24, foram 14 horas e 50 minutos de voo ininterrupto entre os aeroportos de Narita e El Dorado, operado pelos Boeing 787-8 Dreamliner, de matrícula N793AV. No total, foram voados 14.267 quilômetros.

Esse foi o voo de volta de uma jornada que começou no final de semana passado. Na ida, a aeronave fez escalas em Los Angeles e Tóquio, antes de seguir para a China. Na volta, que teve início em Xangai, houve apenas a escala em Tóquio, antes do voo seguir para a Colômbia.

Imagem do FR24 mostra o voo realizado em 18 de junho

A nova operação

Segundo dados do Routes Online, essa segunda operação terá fins diferentes, já que os objetivos são de repatriação de colombianos presos na China.

Para tanto, o voo será operado em 31 de julho, segundo um itinerário circular na rota Bogotá – Guadalajara – Xangai – Tóquio – Bogotá. O equipamento a ser utilizado é o Boeing 787-8 e a chegada a Bogotá acontece em 3 de agosto.

A quem tiver interesse de acompanhar, os voos são os seguintes (hora UTC):

AV150 – BOG 02h10 – 07h00 GDL 8h00 – 13h00 +1 PVG
AV151 – PVG15h00 – 18h50 +1 NRT
AV151 – NRT 8h00 – 10h20 BOG

Essa rota é a segunda mais longa operada por aeronaves da Avianca, sendo superada apenas pelo voo entre Bogotá e Abu Dhabi, usado pela empresa quando necessita realizar a manutenção de seus Dreamliners nas oficinas da Etihad. Os voos entre Bogotá e os Emirados levam 16 horas e voam mais de 14,5 mil quilômetros.

A diferença é que os aviões vão até Abu Dhabi vazios, apenas com os pilotos e, portanto, não pode ser considerado um voo comercial (não gera receita, apenas custos). Nesse caso, os voos de Tóquio para Bogotá podem ser considerados os mais longo da história da Avianca Colombia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias