Avianca sai ganhando após Delta investir na LATAM

Parece uma grande bagunça sem lógica. Uma gigante empresa aérea dos Estados Unidos investe em uma grande empresa aérea da América Latina, e quem se beneficia é outro grupo da América Latina, concorrente direto da anterior. Estranho, não é mesmo?! Entenda a seguir!

Avião Airbus A330 Avianca

Na data de ontem, 26 de setembro, a Delta Air Lines anunciou investimento de 20% no grupo LATAM, em uma ação um tanto quanto surpreendente, uma vez que a Delta vinha há anos construindo parcerias com a Gol.

A companhia disse que espera abandonar sua participação na Gol, que concorre com a LATAM no Brasil. O último relatório financeiro anual da Delta mostrou que ela tinha 9% na Gol.

Então, a princípio, tudo normal em relação às ações dessas duas companhias nas bolsas de valores.

Os preços das ações da LATAM no after market dispararam diante de injeção de capital, e as ações da Gol despencaram diante do reforço ganhado pela concorrente. Nas telas abaixo, veja as cotações na linha de “after hours” da LATAM e da Gol, com crescimento de 44,28% e queda de 9,98%, respectivamente.

LATAM Aitlines Group Stocks Chart LTM

Gol Linhas Aéreas Stocks Chart GOL

Por outro lado, parecendo algo totalmente sem lógica, as ações do grupo Avianca, que também concorre diretamente com a LATAM, operam com perspectiva de forte alta de mais de 8% para esta sexta-feira. Veja na tela abaixo.

Avianca Holdings Stocks Chart AVH

Então, por que alguém estaria mais disposto a investir em uma empresa quando sua concorrente direta acaba de ter ótimas perspectivas de evolução?

Por incrível que pareça, a reposta vem pela análise de uma outra concorrência direta fora da América Latina.

O grupo Avianca vem recebendo investimentos da United Airlines, que inclusive expulsou o antigo presidente Germán Effromovich de seu cargo na empresa colombiana diante dos problemas financeiros que o mesmo não conseguia administrar.

E como concorrentes diretas nos Estados Unidos, os investidores esperam que a United reforce sua participação na Avianca para fazer frente ao investimento da Delta na América Latina.

É diante dessa perspectiva que o mercado financeiro tem enxergado na Avianca uma boa opção para fazer suas apostas, inclusive porque a dispara dos preços das ações da LATAM já torna menos convidativo o investimento nesta.

Aguardemos a abertura das negociações nesta sexta-feira para ver até que ponto os preços efetivos das ações replicarão os movimentos prévios verificados desde ontem.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Piloto alcoolizado é reprovado no bafômetro minutos antes de assumir um...

0
Um comandante estrangeiro trabalhando para a Sichuan Airlines foi reprovado recentemente em um teste de álcool antes do voo. Por conta disso, ele foi multado em US$ 12.285 e proibido de voar por seis meses, informou o estatal thepaper.cn na segunda-feira (19).