Avião europeu batizado “Olá Brazil” vem ao Brasil neste sábado

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 777F Olá Brazil
Boeing 777F D-ALFD – Imagem: TJDarmstadt / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Depois que os últimos voos da companhia aérea europeia Lufthansa Cargo com o avião MD-11F para a América do Sul partiram no final de 2020, a companhia oferece agora voos para essa região com os modernos cargueiros Boeing 777F.

E o próximo sábado, dia 30 de janeiro de 2021, marcará a primeira vinda ao Brasil, desde a troca dos modelos nas operações, do 777F registrado sob a matrícula D-ALFD, batizado de “Olá Brazil”. O jato chegará de Frankfurt no voo de número LH8264, com previsão de pouso às 13:20 no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), segundo o sistema da ANAC.

No cronograma de inverno 2020/2021, a Lufthansa Cargo oferece voos para os seguintes destinos na América do Sul: Campinas (VCP), São Paulo (GRU), Curitiba (CWB), Recife (REC), Buenos Aires (EZE) e Montevidéu (MVD), além de capacidades nas aeronaves de passageiros em São Paulo (GRU), Buenos Aires (EZE), Bogotá (BOG) e San José (SJO). Na América Latina, a Lufthansa Cargo também voa para a Cidade do México (MEX) e Guadalajara (GDL).

A companhia apoiou a exportação mundial de mercadorias da América Latina, mesmo durante a pandemia do Coronavírus. Isso inclui, por exemplo, frutas e vegetais, como mamão e manga, além de produtos da indústria automotiva. A Lufthansa Cargo também apoia a importação de insumos para a indústria farmacêutica, além de peças para o setor automotivo, entre outros.

O B777F com o registro D-ALFD ingressou na Lufthansa Cargo em 2014 como um novo cargueiro de fábrica. Com o nome “Olá Brazil”, desde então já transportou cargas para todo o mundo. A partir de 30 de janeiro de 2021, ela pousará frequentemente no Brasil, nas rotas anteriormente cumpridas com os MD-11F.

Avião Boeing 777F Olá Brazil
Boeing 777F D-ALFD – Imagem: Kambui / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

O conceito de batizar a aeronave como “Olá Brazil” teve origem na ideia vencedora de um concurso público criativo realizado pela Lufthansa Cargo para encontrar uma convenção de nomes para toda a sua frota antes da chegada do primeiro B777F, em novembro de 2013.

Foram mais de 40.000 nomes de aeronaves em potencial avaliados por um júri com a participação de todo o Conselho da Lufthansa Cargo, que optou pelo tema central: “Diga olá ao mundo”. E o Brasil foi um dos primeiros países escolhidos dentro da temática de batismo.

O Boeing 777F é cerca de 20% mais eficiente e emite menos dióxido de carbono do que o MD-11F. Além disso, o novo modelo atende aos rígidos requisitos de proteção contra ruído do Anexo 16 da ICAO, Volume I, Capítulo 14.

Devido à maior capacidade e alcance de carga, o mesmo desempenho de carga pode ser alcançado com menos movimentos de aeronaves. A Lufthansa Cargo opera atualmente nove ”Triple Seven” em seu hub em Frankfurt.

Além disso, a empresa está comercializando a capacidade de carga de mais quatro aeronaves desse modelo, que são operadas pela joint-venture AeroLogic com sede no aeroporto de Leipzig, também na Alemanha.

Os cinco cargueiros MD-11 que ainda estão em serviço serão “aposentados” gradualmente nos próximos meses. A Lufthansa Cargo colocou em serviço pela primeira vez o atraente trijato MD-11F em 1998 por causa de suas vantagens de eficiência. Ele gradativamente substituiu os cargueiros Jumbo Boeing 747 de quatro motores até 2005.

Informações da Lufthansa Cargo

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias