Avião aborta decolagem após cão vadio invadir a pista na Índia

Airbus A320 da Air Asia, mesmo modelo envolvido no caso do cachorro

Um voo da Air Asia teve que abortar a decolagem após um cachorro invadir a pista na Índia. O voo I5778 estava pronto para partir às 08h25, de Goa para Nova Delhi, quando a torre avistou um cão na pista e, imediatamente, pediu para o comandante abortar a decolagem.

A aeronave já tinha começado a acelerar mas não acertou o animal. O voo foi adiado em 50 minutos, enquanto os sistemas de freios da aeronave eram verificados. Logo depois, os bombeiros foram acionados e retiraram o animal da pista. Apesar da raça não ter sido revelada, foi informado que era um cachorro de rua, provavelmente vira-lata.

Cães vadios

Avistar cães nas pistas indianas tem sido muito comum. Em 2018, a Diretoria de Aviação Civil identificou pelo menos 20 aeroportos que corriam risco de incursões caninas. Em todos esses 20 locais, os animais podiam e circular livremente pelo aeroporto. A segurança dos passageiros nesses locais foi considerada comprometida pelo número de animais que acessam as áreas operacionais.

Em 13 de agosto, um incidente semelhante em Goa foi relatado. Desta vez, um Airbus da Air India abortou sua aterrissagem devido ao piloto relatar um grupo de cães na pista. Outros tantos casos já foram reportados aos longo dos anos e, aparentemente, nada tem sido feito para resolver o problema.

Com informações do LiveMint

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos