Avião Airbus A220 egípcio voa baixo demais depois de interceptar o ILS errado

Um incidente envolvendo um Airbus A220 da EgyptAir foi reportado no sábado, 9 de janeiro, depois que seus pilotos capturaram o ILS errado durante a aproximação para pouso no Cairo. As informações do The Aviation Herald dão conta de que o jato, de matrícula SU-GFI, realizava o voo MS-714, procedente de Beirute, no Líbano, num dia de baixa visibilidade, como é normal na capital egípcia.

No entanto, por alguma razão ainda desconhecida, embora tenham sido autorizados a realizar uma aproximação ILS (pouso por instrumentos) para a pista 05L, a tripulação, errou de pista.

Durante a virada final sobre o rio Nilo, a cerca de 10,5 milhas náuticas da cabeceira, a aeronave passou direto pela 05L e veio a se alinhar com a 05C (central). Os pilotos não detectaram o erro, que foi observado pelo controlador de tráfego aéreo e chamou a atenção dos tripulantes e orientou-os a virar à esquerda para interceptar a rampa de pouso da pista certa.

Aeroporto do Cairo – Google Maps

Mas, também por motivos ainda não claros, outro erro ocorreu na cabine, fazendo com que a aeronave descesse demais, muito abaixo do previsto na rampa de pouso e na carta de aproximação da pista 05L.

Em determinando momento, o jato chegou a uma altura de 400 pés sobre o terreno (120 metros) a cerca de 4,8 quilômetros da pista. Nesse local, a aeronave deveria estar a 825 pés (250 metros).

Diante do duplo erro na aproximação, a arremetida foi a opção dos pilotos, que voltaram a subir para realizar uma nova tentativa de pouso que, dessa vez, ocorreu normalmente e em segurança. O incidente foi classificado como grave e será investigado pela autoridade egípcia.

Imagem FR24
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Airbus A321neo A321LR TAP Air Portugal

Voos entre o Rio Grande do Norte e a Europa pela...

0
Em 2023, a empresa aérea portuguesa registrou um crescimento superior a 25% referente ao ano anterior no número de passageiros.