Avião Airbus A320 termina com “nova pintura” após situação inesperada em voo

Um avião Airbus A320 enfrentou uma situação inesperada e terminou seu voo com a parte frontal da fuselagem com praticamente uma “nova pintura”.

Segundo informações do The Aviation Herald, o Airbus A320-200 da PIA Pakistan International Airlines, registrado com a matrícula AP-BLB, executava o voo número PK310 de Karachi para Quetta (ambas no Paquistão) no último dia 05 de dezembro quando o caso ocorreu.

Flight Radar 24 Voo PK310 PIA A320 Gafanhotos
O A320 da PIA na aproximação para Quetta – Imagem: FlightRadar24

A aeronave estava aproximando-se para pouso na pista 13L de Quetta quando voou através de uma nuvem de gafanhotos, e um número significativo deles atingiu os pára-brisas e o nariz. Não há fotos ou informações adicionais sobre as demais partes que possam ter sido atingidas, como motores e bordos de ataque das asas e empenagens horizontal e vertical.

Nuvem de gafanhotos
Nuvem de gafanhotos – Imagem: Niv Singer

O Airbus A320 da PIA continuou para um pouso seguro na pista 13L com um “esquema de pintura” que lembra o sarampo de tão grandes que eram os insetos atingidos.

Avião Airbus A320 PIA Pintado Impacto Gafanhotos
O A320 após o impacto com a nuvem de gafanhotos – Imagem: M.Salahuddin

A aeronave permaneceu no solo por cerca de 3,5 horas até ser “curada”, depois partiu para o voo de retorno e chegou a Karachi com um atraso de cerca de 2 horas.

Segundo relatos, Quetta é conhecida por vários casos de ocorrência de nuvens de gafanhotos. Normalmente, a Autoridade de Aviação Civil aplica sprays anti-gafanhotos para impedir que esses ataques ocorram na decolagem ou no pouso.

Esses enxames podem até causar alguns problemas, uma vez que podem obstruir a visibilidade de um piloto ou afetar o tubo de pitot, que informa aos pilotos sua velocidade no ar, como ocorreu neste caso a seguir:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduado em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Mais de 1.200 aeronaves devem voltar aos lessores em 2021, e...

0
O mercado de leasing de aviões comerciais passará por uma turbulência considerável em 2021 com mais de 1.000 aeronaves a serem retornadas aos locadores