Avião Airbus A321 fica amassado ao pousar com 4 vezes a força da gravidade

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Airbus A321 sofreu danos sérios em sua estrutura ao enfrentar um pouso extremamente duro, que ultrapassou 4 vezes a força da gravidade devido ao forte impacto contra o solo.

Avião Airbus A321 VietJet
Airbus A321 da VietJet, semelhante ao do incidente – Imagem: joolsgriff / CC BY-NC 2.0, via Flickr

Segundo informações obtidas pelo The Aviation Herald (AvHerald), a aeronave envolvida no incidente de “Hard Landing” foi o Airbus A321 registrado sob a matrícula VN-A639, operado pela companhia aérea vietnamita Vietjet Air.

O jato estava realizando o voo comercial de número VJ-260 da cidade de Ho Chi Minh para a de Dong Hoi, ambas no Vietnã, e pousava na pista 29 do aeroporto de destino quando seu toque com a pista registrou cerca de +4,27G, ou seja, a estrutura da aeronave esteve sujeita a mais de 4 vezes o peso padrão.

A tripulação concluiu o pouso sem mais incidentes e foi capaz de taxiar o Airbus A321 até o pátio, porém, uma inspeção pós-voo revelou danos estruturais substanciais, incluindo vincos visíveis, ou seja, amassados de compressão, na superfície da fuselagem. Também foi notado que os parafusos que fixam as duas metades da roda do trem de pouso de nariz foram todos perdidos.

Fuselagem do A321 com vincos após o esforço estrutural – Imagem: The Aviation Herald

Roda dianteira do A321 sem todos os parafusos – Imagem: The Aviation Herald

Ainda segundo o AvHerald, nenhum relatório de condições meteorológicas (METAR) está disponível, mas há relatos de que a pista estava molhada, os ventos eram de 020 graus (vento cruzado a 90 graus pela direita) com 23 nós, e havia rajadas de até 33 nós (61 km/h).

No dia seguinte, 17 de outubro de 2020, a companhia aérea anunciou que uma série de voos para a região central do Vietnã, incluindo Dong Hoi, foram cancelados devido à deterioração do tempo na região, pois no dia do incidente, 16, a Depressão Tropical Ofel atingiu a costa do Vietnã central, causando inundações extensas e 10 mortes no solo.

Dados do site de rastreamento de voos FlightRadar24 indicam que o A321 VN-A639 ainda está no solo em Dong Hoi uma semana após a ocorrência. Ele provavelmente precisará de reparos estruturais complexos, pois danos superficiais como os vistos na foto do A321 costumam estar associados a importantes deformações internas.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias