Avião Airbus A330 colide asa com Boeing 747 Jumbo da KLM

Um Jumbo Boeing 747 recém-aposentado da KLM foi atingido por um Airbus A330 da mesma empresa nesta tarde em Amsterdã. Ainda não se sabe a extensão dos danos para ambas aeronaves, além das fotos que circulam na internet.

O caso envolveu um Jumbo que foi retirado da frota da companhia holandesa há pouco tempo e tem a matrícula PH-BFV, batizado de “Cidade de Vancouver” na KLM. Já o A330, que estava sendo manobrado, tem a matrícula PH-AOM e nome de batismo “Piazza San Marco – Venezia”.

A KLM não se pronunciou sobre o assunto e o sindicato local afirmou que o incidente ocorreu por causa do excesso de trabalho dos funcionários, que acumularam funções devido às demissões causadas pela pandemia, segundo o jornal Nh Nieuws.

Mesmo aposentados, os 747 da KLM têm sido mantidos estocados no aeroporto principal da empresa, aguardando um novo dono, mas esse aí vai demorar para seguir nesse destino, a menos que a empresa conserte os amassados que ele ganhou no dia de hoje.

Este modelo em específico é um 747-400M, sendo que esta letra é referência à versão Combi, que pode levar passageiros e carga no deck principal, contando com uma porta de carga traseira para embarque de grandes volumes e a porta frontal tradicional para passageiros. O jato também tem uma “saída secreta”, como contamos numa história anterior:

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias