Início Acidentes e Incidentes Avião Antonov AN-26 desapareceu do radar com 28 a bordo na Rússia

Avião Antonov AN-26 desapareceu do radar com 28 a bordo na Rússia

Foto de Alex Beltyukov – RuSpotters Team, CC BY-SA 3.0 GFDL 1.2, via Wikimedia

Um avião do modelo Antonov AN-26 (similar ao da foto acima) da companhia regional Petropavlovsk-Kamchatsky Air Enterprise, com 22 passageiros e seis tripulantes, despareceu na manhã de terça-feira (6) no extremo leste russo. O voo, que deveria seguir da capital regional Petropavlovsk-Kamchatsky para a pequena cidade de Palana, perdeu o contato de rádio pouco antes do pouso, relatou a agência de notícias russa Tass

Segundo autoridades russas, destroços foram encontrados a alguns quilômetros da costa, com base em sinais emitidos por dispositivos instalados na aeronave (possivelmente, a caixa preta), embora a chance de haver sobreviventes é mínima, disseram os oficiais envolvidos na busca. Embarcações foram acionadas e se moveram até o local. 

A Autoridade de Aviação Russa criou uma comissão para investigar as circunstâncias do acidente. Mesmo que nada se saiba sobre a causa do acidente, de acordo com relatos da mídia russa, já foram iniciados processos criminais por violação das normas de segurança. 

Esse An-26 está em operação desde 20 de outubro de 1982 e seu certificado de aeronavegabilidade teria expirado em 30 de agosto de 2020, segundo informações preliminares. Se confirmada, essa seria uma violação grave da segurança de voo.

Sair da versão mobile