Avião da Azul decola em meio a fumaça de queimadas no Mato Grosso

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um avião da Azul Linhas Aéreas foi flagrado decolando em meio à densa fumaça gerada por queimadas no Mato Grosso. O vídeo foi gravado hoje (14) na cidade de Cuiabá, capital do estado. O Aeroporto Internacional Marechal Rondon foi tomado pela fumaça de uma queimada que acontecia na área de mata anexa ao aeródromo.

As queimadas já atingem a capital mato-grossense há algumas semanas, e a prefeitura estuda declarar estado de calamidade pública devido à baixa qualidade do ar, que causa danos à saúde.

Aeroporto de Cuiabá e área verde anexa © Bing Maps

O incêndio ao lado do Aeroporto Marechal Rondon não tem ainda uma causa definida, mas tomou parte da pista, inclusive durante a decolagem de um Embraer E195 da Azul.

O boletim meteorológico da hora do vídeo aponta que a visibilidade no aeroporto era de 1.500 metros, com temperatura de 39ºC, fumaça (causada pelo incêndio) e vento de 14 nós (25km/h).

Não foi confirmada a matrícula, mas pelo horário seria o voo AD4534 com destino a Alta Floresta e operado pela aeronave de matrícula PR-AXI. Entramos em contato com a Azul para posicionamento sobre o caso e atualizaremos a reportagem quando a empresa responder.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias