Avião bimotor turboélice acidenta-se ao Norte da Grande São Paulo

Um avião bimotor turboélice acidentou-se na manhã de hoje (02) ao Norte da Grande São Paulo após não ter conseguido prosseguir até seu pouso final, programado para o aeroporto Campo de Marte.

Destroços King Air C90GT Acidente Serra Cantareira
Destroços da aeronave na mata – Imagem: Reprodução TV Globo

Turboélice King Air C90GT
King Air C90GT semelhante ao acidentado – Imagem: Steve Lynes

Segundo informações do comandante Hamilton da TV Record, a aeronave seria o King Air C90GT de matrícula PP-BSS e número de série LJ-1839, que teria decolado do aeroporto de Jundiaí, cidade próxima da Grande São Paulo, com destino ao aeroporto executivo da capital.

Mas o aeroporto teria fechado devido a condições climáticas adversas e, ainda não se sabe por quais motivos, a aeronave acabou por cair em região de mata fechada na Serra da Cantareira, que fica pouco ao Norte do Campo de Marte.

Mapa Acidente King Air C90GT Serra Cantereira

O Corpo de Bombeiros informou que recebeu chamado da Aeronáutica a respeito do desaparecimento de uma aeronave dos radares na região da Serra da Cantareira, e que o helicóptero Águia 08 confirmou a queda.

Equipes de salvamento chegaram por via aérea, descendo por rapel na pequena clareira aberta pelo impacto do turboélice, já que a região é de difícil acesso por vias terrestres. A bordo do King Air estaria apenas o piloto, e ainda não há informações de seu estado de saúde.

O Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) indica que a aeronave de matrícula PP-BSS (caso se confirme ser esta) é aprovada para voos por instrumento (IFR) em condições adversas de visibilidade e estava em condições regulares de aeronavegabilidade, com sua Inspeção Anual de Manutenção válida até 18/06/2020 e seu Certificado de Aeronavegabilidade válido até 17/05/2024.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.