Diferente avião cargueiro soviético IL-76 deve passar hoje pelo Brasil

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Brasil deve receber entre hoje e amanhã, 29 e 30 de outubro, mais uma visita de um diferente avião cujo projeto remonta à época da União Soviética.

Avião Ilyushin IL-76
Ilyushin IL-76 – Imagem: Vitaly V. Kuzmin / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Um cargueiro Ilyushin IL-76 da empresa aérea russa Volga-Dnepr tem programação de voo aprovada para pousar nesta quinta-feira (29) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Segundo registros da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o voo de número VDA-4013 está previsto para decolar do Grantley Adams International Airport, em Bridgetown, capital de Barbados, no Caribe, e seguir direto para a cidade do interior de São Paulo.

A decolagem e o pouso desta operação estavam programadas, respectivamente, para 08h00 e 14h00 do horário de Brasília, mas, até a publicação desta matéria, a aeronave ainda não havia partido de Bridgetown.

Apesar do atraso, dados do FlightRadar24 mostram que o IL-76TD de matrícula RA-76952 pousou em Barbados na data de ontem (28) utilizando o mesmo número VDA-4013 de voo, portanto, é bem provável que ele realmente venha ao Brasil, embora possa haver alterações no planejamento, como um cancelamento.

FlightRadar24 Voo IL-76 Barbados
O IL-76 chegando em Barbados ontem – Imagem: FlightRadar24

Os dados da ANAC mostram ainda que o planejamento da operação indica permanência do avião até a sexta-feira (30) em solo campineiro, com decolagem de Viracopos às 05h00 da manhã no voo de número VDA-4024 rumo ao Piarco International Airport, em Trinidad and Tobago, também no Caribe.

Estaremos ligados na movimentação do IL-76 cargueiro e traremos atualizações se ele realmente vier ao Brasil. Você pode acompanhar nosso canal no Telegram para receber informações diretamente em seu celular, é só clicar aqui para participar gratuitamente.

Atualização (30/10): a aeronave decolou com um atraso de 1 dia, nesta sexta-feira. Veja mais detalhes clicando aqui.

O IL-76TD

Avião Ilyushin IL-76TD Volga-Dnepr
IL-76TD – Imagem: bomberpilot / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Segundo a Volga-Dnepr, o avião de rampa para transporte de carga pesada llyushin-76TD é uma dos mais bem-sucedidos e populares na história do transporte aéreo de carga.

Suas características incluem ampla capacidade de carga, oportunidade de carregamento autônomo sem uso de equipamentos aeroportuários especiais e a possibilidade de utilização da aeronave em aeroportos com infraestrutura não desenvolvida, que permaneceram como suas principais vantagens competitivas por mais de 25 anos.

Com a participação ativa do Grupo Volga-Dnepr, uma versão modernizada, o Ilyushin-76TD-90VD, foi desenvolvida e construída. A aeronave é equipada com novos motores PC-90A-76 e aviônicos modernos. A nova modificação do modelo não tem restrições em termos de geografia de voo e corresponde aos requisitos existentes e futuros da ICAO. É aprovado para operações de voo em todo o mundo.

A aeronave possui uma entrada de carregamento de cauda com rampa expansível de carregamento. Para o embarque de cargas fora dos padrões do mercado, a fuselagem é equipada com dois guinchos elétricos de 3 toneladas de capacidade cada e 4 talhas elétricas com capacidade de até 10 toneladas.

A Volga-Dnepr tem 5 aeronaves IL-76TD-90VD modernizadas em sua frota, além deste IL-76TD que deve vir ao Brasil.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias