Início Acidentes e Incidentes Avião Cessna C208 da Azul Conecta colide com antena durante pouso no...

Avião Cessna C208 da Azul Conecta colide com antena durante pouso no MT

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um voo cargueiro da Azul Conecta de Juína a Aripuanã, ambas cidades do estado do Mato Grosso, sofreu uma colisão com uma antena próxima da cabeceira da pista no momento em que os pilotos conduziam o Cessna C208 Caravan para pouso, no final da manhã de 30 de agosto.

Segundo o relatório registrado no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Brasil (CENIPA), a aeronave de matrícula PT-MEJ decolou antes das 11h do Aeródromo de Juína para o voo AD5596, numa viagem de 35 minutos com destino ao aeródromo de Aripuanã, com dois pilotos a bordo.

Durante a aproximação para pouso, a aeronave chocou-se contra uma antena próxima à cabeceira, resultando em danos ao seu bagageiro, mas sem outros empecilhos, seguido de um pouso normal. O incidente veio a ser classificado como leve e do tipo CTOL, ou Colisão com Obstáculo Durante Decolagem e Pouso.

No relatório disponível no CENIPA não há informação sobre qual antena seria essa ou os fatores que teriam levado à colisão. Por ser um incidente considerado de menor gravidade, o órgão encerrou as investigações e a aeronave foi reparada e tem feito outros voos da Azul Conecta desde então.

Felizmente foi um incidente leve, mas sempre existe a curiosidade para entender um pouco mais. O aeroporto de Aripuanã está numa área de amplo espaço, como mostram imagens do Google Maps, e não há barreiras ou obstáculos aparentes na aproximação. Mas a visão online fica muito prejudicada, de tal modo que, apenas conhecendo o local seria possível entender onde estava essa “bendita” antena.

Imagen – Google Maps

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.