Cessna C208 vindo de Barão do Melgaço sofre excursão de pista no MT

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um aeronave modelo Cessna C208 de matrícula PP-OSP e operando um voo da empresa regional ASTA sofreu uma excursão de pista no Mato Grosso devido a um pneu danificado no pouso. O incidente foi registrado pelo time da empresa aérea no dia 10 de setembro e não apresentou riscos graves, mas a imprensa local viu “pânico” a bordo.

O que aconteceu

Segundo o relatório registrado no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Brasil (CENIPA), a aeronave decolou do Aeródromo Fazenda Santa Maria do Porto da Capivara, em Barão de Melgaço (110 km de Cuiabá), com destino ao Aeródromo Marechal Rondon, localizado no município em Várzea Grande, ambas cidades mato-grossenses, com dois tripulantes e nove passageiros a bordo.

Após uma aproximação para pouso normal, a aeronave tocou o solo, mas os pilotos observaram que o equipamento perdeu a reta para a direita, vindo a ultrapassar os limites laterais da pista em 5 metros e parar fora do pavimento asfáltico. Versátil, o Cessna não teve nenhum dano e foi removido da pista rapidamente.

Mais tarde, na inspeção, foi verificado que o pneu direito do trem de pouso principal da aeronave estava vazio, tendo essa sido a causa atribuída do incidente.

Exagero

Para o Notícias de Mato Grosso, o pouso causou pânico a bordo e teria atrasado outros pousos entre as 10h e as 11h da manhã do dia 10 de setembro, no entanto, foi um pouso normal e pode sempre acontecer do pneu estourar, sem que isso resulte em risco aos ocupantes da aeronave.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Roman
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Caças F-5 do Esquadrão Pampa e 1° GavCa da FAB treinam...

0
No período de 13 a 18 de setembro, a Ala 3, localizada em Canoas (RS), sediou o Exercício Técnico Ar-Solo com as aeronaves F-5M