Início Empresas Aéreas Avião com nome de Vasco da Gama voa do Brasil à Califórnia,...

Avião com nome de Vasco da Gama voa do Brasil à Califórnia, mas vai acabar na Argentina

A aposentadoria definitiva dos Airbus A330-200 da TAP Air Portugal está cada vez mais próxima, mas isso não significa que as aeronaves em si deixarão de voar. Ao contrário, os exemplares devem ir para outros donos.

Avião Airbus A330-200 TAP Air Portugal

Esse é o caso do jato de matrícula CS-TOM, batizado como Vasco da Gama, em homenagem ao explorador português. Trata-se de um A330 que foi entregue à TAP em 2008 e, desde então, tem voado na companhia lusa. No entanto, no meio do ano passado, a aeronave foi retirada de serviço como parte de um plano de renovação de frota e a chegada dos mais novos A330-900neo.

Após sair de operação, a aeronave ficou estocada no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, nas instalações da TAP M&E. No hangar, o A330-200 teve sua pintura removida e foram retirados elementos da TAP, deixando ele pronto para o seu próximo dono: a Aerolíneas Argentinas.

A aérea estatal hermana receberá o jato em breve (previsto para o final do ano), com a matrícula LV-KAO. Enquanto isso, o avião passará algum tempo longe da América do Sul e foi visto hoje (26) voando do Rio para San Bernardino, cidade da grande Los Angeles, com você pode acompanhar abaixo:

O motivo da ida para a Califórnia não está publicamente anunciado, mas fontes próximas da Aerolíneas informaram que, provavelmente, trata-se de uma questão de lessor (dono do avião que o aluga para a companhia aérea) e reconfiguração interna, já que San Bernadino conta com grandes hangares de manutenção.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A