Avião comercial flagrado decolando como um foguete em aeroporto nas Bahamas

Um grupo de cinegrafistas de aviação de Nassau, nas Bahamas, conseguiu registrar em vídeo uma decolagem de tirar o fôlego realizada por pilotos de uma aeronave da família McDonnell Douglas MD-80. Tal modelo de avião tem sido cada vez menos visto nos céus do mundo, enquanto vai se tornando obsoleto e com manutenção mais custosa, mas, ainda assim, é um clássico.

Em todo o continente americano, apenas um pequeno punhado de empresas ainda voam jatos da família MD-80 e uma delas é a companhia Everts Air Cargo, com sede no Alasca, embora realize voos de fretamento por toda a região. Alguns desses voos ligam as Bahamas a Opa Locka, na Flórida, segundo registram os dados do aplicativo de rastreamento de voos RadarBox.

Uma das decolagens recentes foi flagrada pelo canal CameronMD80 no YouTube e rapidamente atingiu mais de uma centena de milhar de visualizações. Nas imagens abaixo, é possível ver o momento em que os pilotos tiram a aeronave do chão, mas a mantém em voo paralelo ao campo por vários metros, antes de puxar o manche subir com uma razão muito maior ao que se está acostumado a ver

A aeronave em questão tem matrícula N962CE e mais de 29 anos de idade.

Em vez de executar uma subida escalar normal, a tripulação do jato optou por um procedimento similar a uma “partida tática” (usada por aviões de transporte militar em território hostil para subir o mais depressa possível e, assim, ficar mais distante do alcance de armamentos).

Dependendo do ângulo em que a decolagem é filmada, pode dar a impressão de que o avião está decolando na vertical. Embora isso não seja uma verdade, é notável que o ângulo de subida é muito maior do que o comumente visto.

Obviamente, o ambiente pacífico e paradisíaco das Bahamas não enseja tal precaução, o que leva a crer que as razões por trás da decisão dos pilotos em realizar tal decolagem foi apenas uma quebra de rotina.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias