Avião CRJ-900 da Delta acaba atolado na lama durante o táxi em Buffalo

Uma aeronave da Delta Airlines ficou presa na lama após o pouso em Buffalo, com os passageiros presos até que pudessem ser rebocados. O incidente aconteceu na semana passada, num voo procedente de La Guardia.

Delta

O voo DL5058, operado por um CRJ-900, havia acabado de concluir com êxito um voo de cerca de uma hora vindo de Nova York. O tempo estava nublado, com chuva fraca banhando o aeroporto, enquanto jato taxiava rumo a sua posição final de parada.

Mas algo misterioso aconteceu e a aeronave acabou atolada na lama. De acordo com informações da emissora ABC, a aeronave deslizou para fora da pista de táxi. Mas a informação é muito vaga, pensar que o avião simplesmente deslizou para fora da pista não parece fazer muito sentido.

Pelas imagens, só dá para ver que a aeronave parece um pouco inclinada e tem suas rodas traseiras presas no terreno. 

Apesar da capacidade de voar sobre qualquer relevo, as aeronaves comerciais desse porte podem não ter a mesma habilidade quando estão no solo e, portanto, a aeronave estava verdadeiramente atolada. O que levou a essa situação, porém, ainda é um mistério.

“Parecia que íamos tombar”

Obviamente que uma situação incomum como essa leva a pérolas.

“Foi tão assustador que eu literalmente pensei que íamos tombar”, disse a passageira Keara Donnelly à ABC (no site da emissora há o depoimento da moça). “Acho que as pessoas pensaram a princípio que outro avião ou um carro ou ônibus colidiu contra nós”, disse Clare Brown na mesma reportagem.

Exageros à parte, sabe-se que demorou cerca de uma hora para liberar a aeronave com sucesso e todos os 68 passageiros foram levados para o portão. Ou seja, um voo de uma hora se tornou uma viagem de duas.

Quem opera os CRJ-900 para a Delta?

A Delta Air Lines contrata as empresas SkyWest e Endeavour Air para a realização de rotas regionais, onde ambas operam sob a marca da contratante. Ao todo, são 154 CRJ-900 voando para a Delta em toda a sua rede regional de rotas. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias