Início Acidentes e Incidentes

Avião da Avianca atinge a pista com +4.9G em um teste de novo procedimento

Airbus A320 da Avianca – Imagem ilustrativa: Nathan Coats / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um grave incidente de “hard landing” (pouso duro) foi registrado no início deste mês na Colômbia quando um avião comercial efetuava um voo de teste para validar um novo procedimento, mas terminou tocando a pista com uma força consideravelmente acima do que seria normal.

Segundo reporta o The Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o Airbus A320 registrado sob a matrícula N742AV, operado pela empresa aérea colombiana Avianca, quando estava realizando o referido voo de verificação com pouso no aeroporto de Ibagué, na Colômbia, no dia 8 de outubro.

Segundo as informações, o avião teria partido da pista 32 de Ibagué, subido a 12000 pés e voltado para aproximação na mesma pista 32 cerca de uma hora depois, no entanto, tocou o solo com uma razão de descida muito elevada.

O GRIAA (grupo de investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos da Colômbia) relatou que a aeronave experimentou uma aceleração vertical de +4,9G no toque na pista 32 de Ibagué durante o voo de verificação que ocorria para validar um novo procedimento de aproximação, ou seja, a estrutura do A320 esteve sujeita a esforços de quase 5 vezes o próprio peso.

O The Aviation Herald ainda descreve que a aeronave estaria em solo em Ibagué até a presente data, 28 de outubro de 2021, quase um mês após o incidente, porém, os históricos das plataformas de rastreamento de voo mostram que a última posição captada no dia 8 de outubro teria sido um pouso em Bogotá após chegada de Ibagué.

Portanto, as informações preliminares são desencontradas e não é possível ter certeza exatamente em que momento o incidente teria ocorrido.

O último registro de voo do A320, rumo a Bogotá, no dia 8 de outubro – Imagem: FlightRadar24

Ainda não há informações que indiquem se o incidente teria relação com procedimento em validação ou se apenas ocorreu por coincidência no mesmo voo em que era executado o teste. A ocorrência está sendo investigada.

No título indicado a seguir, ou clicando aqui, você pode rever o recente exemplo de um pouso duro gravado do cockpit de um Boeing 737, embora na ocasião a intensidade tenha sido muito menor, permitindo que o avião continuasse suas operações:

Sair da versão mobile