Avião da Azul precisou pousar com urgência após vazamento de óleo em voo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas acabou tendo que ser desviado após um aviso na cabine alertar a tripulação sobre um vazamento de óleo.

Segundo os dados registrados no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), o jato decolou de Recife com 164 passageiros e tinha por destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em 17 de fevereiro. A aeronave em questão é um Airbus A320neo de matrícula PR-YRR, batizado na Azul de “#TMJ Azul”, ou “Tamo Junto Azul“.

Durante o voo de cruzeiro, uma mensagem surgiu no sistema de informação da aeronave, indicando “ENG #1 OIL QTY DROPPING” que mostrava que a quantidade de óleo no motor 1 (lado esquerdo) havia caindo de maneira considerável, mais do que o normal.

Trajetória do voo desviado – FlightRadar24

Este indicativo pode apontar para um possível vazamento de óleo ou consumo excessivo de óleo pela aeronave, sendo a primeira a hipótese mais provável.

Após observar o aviso, quando já voava próximo de Aracaju e no nível de voo 360 (11 km de altitude), a tripulação decidiu avaliou a situação e optou por declarar urgência (“Pan Pan Pan”), solicitando ao controle de tráfego aéreo para que fossem desviados para Salvador.

Assim aconteceu e a aeronave pousou na Bahia sem nenhum problema adicional, mas o voo para o Rio foi cancelado e a aeronave voltou a voar apenas dois dias depois. As causas do alarme não foram divulgadas e o CENIPA informa que os trabalhos referentes a esta ocorrência já foram finalizados.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias