Avião da Gol voa até perto do destino, mas volta devido a vazamento de fluidos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 737-800 Gol

Um Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas, de matrícula PR-GUF, decolou do aeroporto Santos Dumont, mas teve que pousar minutos depois no Galeão, ambos no Rio de Janeiro, devido a um incidente.

O evento ocorreu no dia 30 de dezembro, mas apenas nesta sexta (8) foi incluído na base de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Fluidos

Dados do FlightRadar24 mostram que a aeronave decolou às 16h51 do aeródromo Santos Dumont para realizar o voo regular G3-2278 com destino a Belo Horizonte. A bordo, seguiam seis tripulantes e cento e vinte passageiros.

Ao CENIPA, a empresa aérea reportou que, em certo momento durante a subida, os pilotos observaram que havia uma indicação de um vazamento de fluido hidráulico da aeronave. Por procedimentos pré-estabelecidos, os pilotos decidiram então que o ideal seria procurar um pouso seguro para a aeronave o quanto antes.

Quase chegou

Pelo mapa acima, é possível observar que, quando o jato retornou, ele já cruzava a 31.000 pés, que é certamente a altitude de cruzeiro. Outra curiosidade é que, pela rota tomada pela pelos pilotos, o voo já estava mais próximo de BH (seu destino final) do que do Rio de Janeiro. Um retorno curioso, já que a Gol possui um Centro de Manutenção de primeira linha justamente no aeroporto de Confins, que atende à capital mineira.

Após 46 minutos em voo, a tripulação realizou um pouso sem problemas no Galeão e sem declarar emergência. Recordando que o aeroporto internacional possui uma pista maior do que o Santos Dumont e é a alternativa ideal, no Rio de Janeiro, para situações como essa.

No dia seguinte ao incidente, a aeronave foi reincorporada na frota e assumiu voos regulares da empresa. Não há informações sobre as causas do vazamento.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias