Início Acidentes e Incidentes Avião da KLM acerta pássaro e decide dar meia-volta só depois de...

Avião da KLM acerta pássaro e decide dar meia-volta só depois de 3 horas de voo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um pássaro acabou atrapalhando um voo da KLM, que teve que retornar para Amsterdã em torno de 3 horas após ter decolado.

O caso aconteceu num Boeing 777-300ER de matrícula PH-BQD que ia da cidade holandesa para Zanzibar, na Tanzânia. O avião acabou atingindo um pássaro no seu motor esquerdo e precisou retornar. Não se sabe se o impacto foi durante a decolagem (mais provável dado o histórico de ocorrências do tipo e pelo Aeroporto Schiphol, em Amsterdã, ter muitas fazendas próximas, que atraem pássaros) ou já na subida.

É improvável que o choque tenha acontecido em cruzeiro, embora algumas espécies de aves possam voar tão alto quanto os aviões, sendo um exemplo o ganso cabeça-listrada, que voa a até 29 mil pés (8,83km) de altitude.

De qualquer maneira, a decisão da tripulação por retornar apenas quando estava sobrevoando o Mediterrâneo, próximo da Grécia, causou comentários de dúvida nas redes sociais, já que o avião tinha percorrido um terço de todo o voo.

A aeronave voltou para Amsterdã sem problemas, tendo inclusive feito mudanças de altitude, para mais e para menos. Um passageiro compartilhou a foto do estrago após o Boeing ter pousado, e é possível ver um belo amassado na entrada do motor.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile