Avião da Latam atropela capivara e pouso é flagrado ao vivo em Guarulhos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Nos primeiros minutos da madrugada de hoje (8) um Airbus A320 da LATAM pousou em emergência após ter decolado de Guarulhos. O curioso é que tudo, inclusive o apoio dos bombeiros, foi gravado ao vivo por uma webcam que estava registrando o aeroporto.

O flagra foi feito pelo canal SBGR do Youtube, que desde a virada do ano tem feito transmissões ao vivo e contínuas do Aeroporto Internacional de Guarulhos, algo até então inédito.

Às 23h20 de ontem, 7 de janeiro, decolou de Guarulhos com 15 minutos de atraso o voo LA-3408, que era operado pelo Airbus A320 de matrícula PR-MYK, da LATAM Brasil. O destino do voo era João Pessoa, na Paraíba. Segundo informações atuais, repassadas inicialmente na frequência de controle de tráfego aéreo, durante a decolagem a aeronave teria atingido uma capivara.

Com isso, logo após a decolagem, os pilotos subiram a até 9 mil pés (2.740 metros) de altitude e realizaram uma série de órbitas (padrão de espera) sobre São José dos Campos, a fim de queimar combustível, tendo então retornado ao Aeroporto de Guarulhos para um pouso seguro na pista 27L.

Trajetória do voo que retornou em emergência – FlightRadar24

O pouso foi gravado ao vivo pela câmera do canal SBGR, onde é possível ver que os bombeiros do GRU Airport já estavam à espera da aeronave, vindo a escoltá-la até o ponto de parada na taxiway E, onde o jato ficou parado por pouco mais de 30 minutos para inspeção. Depois disso, o avião foi rebocado ao terminal para desembarque dos passageiros.

Por conta da colisão com o animal, a pista ficou interditada por quase uma hora para vistoria e limpeza e alguns voos fizeram órbita de espera, mas nenhum foi desviado.

Entramos em contato com a LATAM para entender melhor o caso, e a empresa enviou a seguinte nota:

A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave do voo LA3408 (São Paulo/Guarulhos – João Pessoa), que partiu ontem (7) às 22h46, colidiu com um animal na decolagem. A aeronave retornou para o aeroporto de origem, onde aterrissou em completa segurança às 00h12. A companhia ressalta que está prestando a assistência necessária aos passageiros, que foram desembarcados e serão reacomodados em outros voos. Por fim, a LATAM reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias