Avião da Latam atropela capivara e pouso é flagrado ao vivo em Guarulhos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Nos primeiros minutos da madrugada de hoje (8) um Airbus A320 da LATAM pousou em emergência após ter decolado de Guarulhos. O curioso é que tudo, inclusive o apoio dos bombeiros, foi gravado ao vivo por uma webcam que estava registrando o aeroporto.

O flagra foi feito pelo canal SBGR do Youtube, que desde a virada do ano tem feito transmissões ao vivo e contínuas do Aeroporto Internacional de Guarulhos, algo até então inédito.

Às 23h20 de ontem, 7 de janeiro, decolou de Guarulhos com 15 minutos de atraso o voo LA-3408, que era operado pelo Airbus A320 de matrícula PR-MYK, da LATAM Brasil. O destino do voo era João Pessoa, na Paraíba. Segundo informações atuais, repassadas inicialmente na frequência de controle de tráfego aéreo, durante a decolagem a aeronave teria atingido uma capivara.

Com isso, logo após a decolagem, os pilotos subiram a até 9 mil pés (2.740 metros) de altitude e realizaram uma série de órbitas (padrão de espera) sobre São José dos Campos, a fim de queimar combustível, tendo então retornado ao Aeroporto de Guarulhos para um pouso seguro na pista 27L.

Trajetória do voo que retornou em emergência – FlightRadar24

O pouso foi gravado ao vivo pela câmera do canal SBGR, onde é possível ver que os bombeiros do GRU Airport já estavam à espera da aeronave, vindo a escoltá-la até o ponto de parada na taxiway E, onde o jato ficou parado por pouco mais de 30 minutos para inspeção. Depois disso, o avião foi rebocado ao terminal para desembarque dos passageiros.

Por conta da colisão com o animal, a pista ficou interditada por quase uma hora para vistoria e limpeza e alguns voos fizeram órbita de espera, mas nenhum foi desviado.

Entramos em contato com a LATAM para entender melhor o caso, e a empresa enviou a seguinte nota:

A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave do voo LA3408 (São Paulo/Guarulhos – João Pessoa), que partiu ontem (7) às 22h46, colidiu com um animal na decolagem. A aeronave retornou para o aeroporto de origem, onde aterrissou em completa segurança às 00h12. A companhia ressalta que está prestando a assistência necessária aos passageiros, que foram desembarcados e serão reacomodados em outros voos. Por fim, a LATAM reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias