Início Acidentes e Incidentes Avião da Latam bate com a cauda na pista e fica danificado...

Avião da Latam bate com a cauda na pista e fica danificado durante voo de Belém a Brasília

ATUALIZAÇÃO: Diferente do que informamos, o incidente de tail strike aconteceu na decolagem e não no pouso, de modo que a aeronave voou danificada, cruzando a 33 mil pés de altitude. Esse tipo de situação é totalmente atípica, pois geralmente as aeronaves não prosseguem em voo após um incidente como esse na decolagem, mas retornam à sua origem.

Avião Airbus A321 LATAM

O caso aconteceu ontem (15) com o jato Airbus A321 de matrícula PT-MXF, que pousou na capital federal oriundo de Belém do Pará. Durante a decolagem, por algum motivo ainda não esclarecido, o nariz da aeronave ficou muito elevado e a cauda acabou batendo no chão.

As fotos mostram danos extensos, embora não tanto como alguns casos anteriores, e até o momento da publicação desta reportagem, o jato ainda se encontrava em Brasília, não tendo efetuado voos após o pouso na noite de ontem.

As fotos foram divulgadas pelo portal The Aviation Herald, que também afirmou que a aeronave seguiu normalmente para o terminal, a fim de desembarcar os passageiros, antes de ser entregue à equipe de manutenção.

Como próximos passos, uma avaliação da extensão dos danos deve ser feita e a aeronave deve passar por uma manutenção mais ampla, antes de ser recolocada na malha.

A Latam emitium a seguinte nota:

A LATAM Airlines Brasil informa que, após o incidente durante a decolagem com a aeronave do voo JJ-3377 (Belém –Brasília), na sexta-feira (15), os passageiros desembarcaram em completa segurança no destino. O ocorrido está sendo investigado pela companhia após liberação do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). A empresa lamenta a situação e reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura”.

Imagem: FlightRadar24
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile