Avião da LATAM com turbina de 6 toneladas pousa em Cabo Frio

Turbina é descarregada do Boeing – Foto Cabo Frio Airport / Luiz Guilherme

Um Boeing 767-300ERF da LATAM Cargo Brasil realizou uma operação para a cidade de Cabo Frio (RJ) na semana passada trazendo mercadorias de Miami, mas, além disso, uma carga especial a bordo: uma turbina de 6 toneladas para abastecer a indústria de óleo e gás. O voo partiu de Miami na noite de 21 de setembro e pousou na cidade litorânea fluminense nas primeiras horas da manhã do dia seguinte (22).

O aeroporto de Cabo Frio tem uma localização estratégica e integração com diversos modais logísticos, sendo um porto ideal para desembarque de insumos e implementos para a indústria de óleo e gás, muito forte nessa região do país. Quando a indústria necessita de cargas especiais como turbinas, por exemplo, geralmente o desembarque ocorre por esse aeroporto.

A turbina que chegou na semana passada será destinada à uma das plataformas de petróleo da região, a fim de abastecê-la com energia elétrica. A foto acima, gentilmente compartilhada pela equipe do aeroporto, mostra o momento em que a turbina é retirada do compartimento de carga do Boeing 767 (PR-ABD) da Latam.

Poucos sabem, mas o Cabo Frio Airport, é o primeiro aeroporto público com gestão privada no Brasil, e está habilitado a operar grandes aeronaves cargueiras e de passageiros e com capacidade de movimentação de 570 mil passageiros por ano. Por sua proximidade com as lindas praias da região, é comum ver grandes cargueiros, helicópteros das plataformas de petróleo, jatos executivos e voos comerciais dividindo o espaço do pátio.

Segundo dados do FlightRadar24, no mesmo dia 22 a aeronave seguiu em voo de translado para Campinas, no interior de São Paulo.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias