Avião é todo evacuado após passageiro teimoso se recusar a usar máscara e a sair

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

As medidas de segurança impostas pelas autoridades de saúde nacionais, bem como pela OMS (Organização Mundial de Saúde), ainda vêm causando confusões no embarque de aviões em diversas empresas aéreas.

Com o mundo cada vez mais polarizado, dividindo a opinião da população em extremos opostos, a obrigatoriedade da utilização de equipamentos de segurança na rua, em estabelecimentos comerciais e também nas aeronaves passou a ser discutida até no viés político.

E nessa nova realidade de polêmicas, mais uma história de confusão por passageiro se recusar a utilizar máscara de proteção facial em voo vem do aeroporto de Salt Lake City, no estado norte-americano de Utah, onde um homem foi preso ao não obedecer ordens das autoridades sobre vestir a máscara.

A confusão aconteceu no dia 25 de novembro, quando Joshua Colby Council, de 44 anos, estava correndo sem máscara no aeroporto de Salt Lake City, atrasado para embarcar em seu voo da companhia americana Delta, com destino a San Francisco, na Califórnia.

O agente de aeroporto responsável pelo portão de embarque da Delta solicitou que Council colocasse a máscara, em cumprimento às normas de segurança da companhia, da IATA e da OMS. O homem se recusou a obedecer a ordem e seguiu embarcando na aeronave.

Já dentro do avião, a tripulação, através dos comissários e até do comandante, também solicitou que Joshua se adequasse às normas de segurança e prevenção de infecção do coronavírus. Ele, porém, continuou a se negar a obedecer.

A essa altura a confusão já estava armada. Segundo um relatório policial conseguido pelo portal The Salt Lake Tribune, o passageiro passou a ficar “argumentativo e hostil” após a ordem da tripulação.

Mesmo após a segurança do aeroporto ser chamada para retirar o passageiro desordeiro da aeronave, ele continuou argumentando e se negando a desembarcar do avião.

De acordo com o relatório policial, apenas após todos os passageiros serem solicitados a desembarcar da aeronave e com ela vazia, Joshua Council concordou em desembarcar.

Joshua foi preso no Condado de Salt Lake City e liberado no dia seguinte. Ele está aguardando as acusações de conduta desordeira.

A Delta se pronunciou sobre o acontecido se desculpando com seus clientes pelo atraso de 45 minutos que a confusão causou no voo para San Francisco. “Pedimos desculpas aos clientes pelo atraso no voo 1382 na quarta-feira (25 de novembro), pois um passageiro foi removido do voo por não conformidade com uso da máscara.”

Recentemente reportamos aqui um fato semelhante em um voo da EasyJet onde uma passageira anti-máscara foi retirada do voo após se negar a utilizar o equipamento e saiu tossindo propositalmente nos outros passageiros.

Claudio Brito
Claudio Brito
Apaixonado por aviação desde o berço como filho de comissário de bordo, realizou o sonho de criança se tornando comissário em 2011 e leva a experiência de quase 10 anos no mercado da aviação. Formado Trainer em Programação Neurolinguística, conseguiu unir suas duas paixões, comunicação e aviação.

Veja outras histórias