Avião DHC-6 fica destruído após tentativa de pouso em meio a neblina e montanhas

Um avião comercial bimotor De Havilland DHC-6 acidentou-se e ficou completamente destruído após uma tentativa de pouso em meio à neblina em um aeroporto cercado por montanhas.

Segundo dados do The Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o DHC-6-300 registrado sob a matrícula PK-OTW, operado pela Rimbun Air e realizando um voo de carga de Nabire para Intan Jaya, ambas na Indonésia, com 3 tripulantes.

O avião que se acidentou – Imagem: Rimbun Air

Os pilotos tentaram uma aproximação ao Aeroporto Bilorai de Intan Jaya (WABV/UGU) em meio a nevoeiro denso quando iniciaram uma arremetida às 07:22 locais do dia 15 de setembro (22:22 horário Zulu, dia 14 de setembro).

O Aeroporto Bilorai fica na posição S3.7396 E137.0322, na altitude de 7.200 pés MSL (acima do nível do mar) e possui uma pista de 600 metros de comprimento, localizada no topo de uma elevação e cercada por montanhas.

A pista de Bilorai – Imagem: Google Earth

Pouco tempo depois, ruídos altos de impacto e queda de árvores foram ouvidos no aeroporto, sem nunca a aeronave ter sido avistada. Imediatamente, um sinal do transmissor localizador de emergência do DHC-6 foi ativado.

O celular do comandante permaneceu conectado à rede, porém, quando o telefone era chamado, não havia resposta.

Os serviços de emergência foram acionados e tentaram encontrar a aeronave, mas somente cerca de 2 horas depois um helicóptero foi capaz de localizá-la a cerca de 4.500 metros da pista e a uma altitude de 2.400 metros / 7.870 pés MSL, na posição S3.7433 E136.9873, em “estado de destruição total” após impacto contra o terreno montanhoso.

Não havia sinais de sobreviventes. Os serviços de emergência chegaram ao local do acidente no final do dia e descobriram que todos os três tripulantes realmente faleceram.

Posteriormente, a polícia de Intan Jaya relatou que a aeronave partiu de Nabire às 06:40 locais para o voo de cerca de 40 minutos para Intan Jaya, arremeteu devido ao nevoeiro denso, virou à esquerda e atingiu o terreno. A aeronave estava transportando materiais de construção para Intan Jaya.

Por fim, nesta sexta-feira, 17 de setembro de 2021, a equipe de resgate relatou que a caixa preta da aeronave foi recuperada e entregue ao órgão de investigação da Indonésia. Os corpos da tripulação foram transportados para Jacarta (Indonésia).

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias