Próximo do 1º voo, avião elétrico mais rápido do mundo inicia testes de pista

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Rolls-Royce RR Avião Elétrico Spirit of Innovation
Imagem: Rolls-Royce / ACCEL

A companhia britânica Rolls-Royce informou na última semana que concluiu com sucesso o primeiro teste de movimento de solo de sua aeronave ‘Spirit of Innovation’ (Espírito de Inovação), o mais recente marco em sua jornada para se tornar o avião totalmente elétrico mais rápido do mundo.

Pela primeira vez, o avião se moveu ao longo de uma pista impulsionado por seu poderoso conjunto de potência de 500 cavalos (400 kW) e a mais recente tecnologia de armazenamento de energia, desenvolvida para estabelecer recordes mundiais de velocidade e permitir uma nova geração de conceitos de mobilidade aérea urbana.

O taxiamento do avião é um teste crítico da integração do sistema de propulsão da aeronave, antes do teste de voo real. O primeiro voo está planejado para a primavera (do hemisfério norte) e quando estiver com potência total, a combinação do conjunto elétrico de potência e sistema avançado de bateria irá fornecer energia para a aeronave acelerar a mais de 300 milhas por hora (480 km/h), estabelecendo um novo recorde mundial de velocidade para voo elétrico.

Rolls-Royce RR Avião Elétrico Spirit of Innovation
Imagem: Rolls-Royce / ACCEL

Rolls-Royce RR Avião Elétrico Spirit of Innovation
Imagem: Rolls-Royce / ACCEL

Segundo disse o Ministro de Negócios, Paul Scully, o Reino Unido está empenhado em alcançar emissões líquidas de carbono zero até 2050. “Por meio de subsídios do governo para pesquisa e desenvolvimento, estamos defendendo a inovação no setor aeroespacial para cumprir essa meta ambiciosa à medida que nos recuperamos da pandemia de maneira mais verde.”

O programa ACCEL, abreviação de ‘Accelerating the Electrification of Flight’ (Acelerando a Eletrificação do Voo) inclui a YASA, fabricante do motor elétrico e de seu controlador, e a startup de aviação Electroflight.

Rob Watson, Diretor da Rolls-Royce Electrical, disse: “A eletrificação do voo é uma parte importante de nossa estratégia de sustentabilidade, pois pretendemos atingir zero carbono líquido até 2050. Taxiar com o ‘Espírito de Inovação’ é um marco incrível para a equipe ACCEL à medida que avançamos para o primeiro voo e a tentativa de recorde mundial no final deste ano.”

Rolls-Royce RR Avião Elétrico Spirit of Innovation
Imagem: Rolls-Royce / ACCEL

As características que os futuros ‘táxis aéreos’ exigem das baterias são muito semelhantes ao que está sendo desenvolvido para o ‘Spirit of Innovation’ para que possa atingir velocidades recordes. A Rolls-Royce usará a tecnologia do projeto ACCEL e a aplicará em produtos para o mercado.

A Rolls-Royce diz estar trazendo um portfólio de motores, eletrônicos de potência e baterias para os setores aeroespacial geral, mobilidade aérea urbana e aeronaves de pequeno porte como parte de sua estratégia de eletrificação.

Informações da Rolls-Royce

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

drone flying against blue sky

Pilotos de drone, profissionais e entusiastas podem se cadastrar para testar...

0
A habilitação de acesso à nova versão do sistema será feita de maneira gradativa no decorrer do período de testes.