Embraer 195 volta em emergência após 31 mil pés, por vazamento de combustível

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Embraer 195 – Imagem: Bamboo Airways

A tripulação de um avião Embraer 195 decidiu abortar seu voo e pousar em emergência no último domingo, 24 de janeiro (noite de sábado, 23 de janeiro, no Brasil), como medida de precaução devido a um vazamento de combustível.

A aeronave envolvida, segundo reporta o The Aviation Herald, é o Embraer 195 registrado sob a matrícula SP-LNH, operado pela companhia aérea vietnamita Bamboo Airways.

A empresa recebeu seus dois primeiros E-Jets em agosto do ano passado, disponibilizados pela polonesa LOT Polish Airlines, e, pouco depois, declarou que ampliaria a frota do modelo brasileiro por estar muito satisfeita com a eficiência do jato.

Embraer 195 – Imagem: Bamboo Airways

O E195 estava realizando o voo de número QH-1061, de Da Nang para Con Dao, ambas no Vietnã, e já havia cruzado 31 mil pés (FL310) em sua subida para o nível de cruzeiro quando a tripulação declarou emergência e decidiu retornar para Da Nang.

O E195 iniciando o retorno, em emergência – Imagem: FlightRadar24

Os pilotos relataram que o motivo da emergência era um vazamento de combustível, mas até o momento não há detalhes divulgados sobre como eles identificaram o problema. A aeronave pousou em segurança na pista 35R de Da Nang cerca de 40 minutos após a partida, às 8:28 do dia 24 (ou 22:28 do dia 23 no horário de Brasília).

Uma aeronave Embraer 195 substituta, registrada sob a matrícula SP-LNM, chegou a Con Dao com um atraso de 3 horas e assumiu o voo. Este jato já um novo exemplar recebido neste mês pela Bamboo, já que os dois primeiros eram o SP-LNH, que enfrentou a pane, e o SP-LNI.

A aeronave de ocorrência ainda está no solo em Da Nang até a publicação desta matéria, mais de 35 horas após o pouso.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Guarulhos receberá a visita do Antonov 124, segundo maior avião de...

0
Ao que tudo indica, chegou a vez de Guarulhos receber uma visita especial do segundo maior avião civil de carga do mundo, o Antonov AN-124