Avião da Emirates que chegou ontem ao Brasil trouxe milhares de testes para COVID-19

O avião Boeing 777-300ER da Emirates, que chegou ontem (30) no final da tarde ao Brasil sem nenhum passageiro, trouxe a bordo milhares de testes para identificação de COVID-19.

Emirates Boeing 777-300ER
Boeing 777-300ER – Imagem: Emirates

Conforme divulgamos previamente, a aeronave da Emirates veio em um voo exclusivamente cargueiro apesar de ser um modelo de avião de passageiros. Isso porque a companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos está com toda a frota parada, optando assim por utilizar alguns dos aviões para reforçar sua divisão de transporte de cargas.

Apesar da crise global de demanda, causada pelo medo que as pessoas têm de viajar diante da pandemia e das restrições de voos impostas por países do mundo todo, as operações de carga vão no sentido oposto. Há um crescimento expressivo na utilização dos aviões cargueiros em virtude da necessidade de transporte de insumos médicos relacionados à prevenção, ao combate e ao tratamento da COVID-19.

Assim, a aeronave de passageiros foi escalada pela Emirates para esse voo, que trouxe os milhares de kits de teste para identificação de contaminação pelo coronavírus. O pouso ocorreu às 17:31 dessa segunda-feira no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

FlightRadar24 Voo Emirates EK261 Kits COVID-19
O voo de ontem entre Dubai e Guarulhos – Imagem: FlightRadar24

Os kits foram comprados da China pela empresa mineradora Vale, conforme relatou a Agência Brasil, como forma de ajudar o governo nesse momento crítico. A Vale adquiriu 5 milhões de testes, e o voo de ontem teria trazido de 500 mil a 1 milhão deles (há informações conflitantes nos diversos meios de comunicação sobre a quantidade exata).

O Ministro da Saúde Luis Henrique Mandetta afirmou, em entrevista no final da tarde de ontem (30), que os kits que haviam acabado de chegar seriam distribuídos pelo país ao longo dos próximos dias através de aeronaves da Força Aérea Brasileira, de aeronaves de carga que ainda operam pelo país e de aviões públicos pertencentes aos estados e prefeituras.

Isso porque a distribuição de insumos de qualquer natureza pelo país, que antes ocorria de forma bastante eficiente e rápida através dos porões de carga dos voos de passageiros, agora está completamente inviabilizada devido à enorme redução da malha aérea nacional.

O Boeing 777-300ER da Emirates tem previsão de decolar de volta para sua base, em Dubai, nessa quarta-feira, 1º de abril, segundo planejamento aprovado pela ANAC. Outros lotes dessa encomenda de testes da Vale chegarão ao Brasil ao longo dos próximos dias e semanas, mas ainda não há confirmação se virão novamente pela Emirates ou através das operações cargueiras internacionais regulares que continuam ocorrendo.

Divulgaremos novas informações à medida que atualizações surgirem.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias