Avião termina enroscado à beira do mar após perder controle e sair da pista

Um avião que transportava 39 passageiros, incluindo uma equipe de natação de ensino médio, saiu da pista durante o pouso nesta quinta-feira (17) em uma pequena comunidade do Alasca no mar de Bering.

PenAir Saab 2000 Acidente Unalaska

Segundo o Anchorage Daily News, um funcionário da escola disse que a equipe de natação estava bem e, mais tarde, comeu pizza. O incidente ocorreu por volta das 17h, no aeroporto de Dutch Harbor, em Unalaska, nas Ilhas Aleutas.

A aeronave SAAB 2000 operada pela Peninsula Airways, ou PenAir, saiu ao final da pista em circunstâncias ainda desconhecidas, disse o porta-voz da Administração Federal de Aviação, Allen Kenitzer, em um e-mail à Associated Press.

Mapa Unalaskka Airport Google Maps
Unalaska Airport, em imagem de satélite do Google Maps

Kenitzer disse que as autoridades locais relataram três tripulantes a bordo, além dos passageiros. A PenAir é operada pela Ravn Alaska e o voo foi comercializado pela Alaska Airlines.

Uma publicação no site da Alaska Airlines afirma que havia 39 passageiros a bordo e que “Ainda estamos coletando informações sobre o bem-estar das pessoas a bordo e o próprio incidente”.

Site Alaska Acidente PenAir Unalaska
Site da Alaska Airlines com informações a respeito do acidente

Pelo menos dez pessoas teriam ficado feridas e duas em estado mais grave, segundo informou o KUCB. A gestora da cidade, Erin Reinders, disse que todos os passageiros e tripulantes no manifesto de voo foram contabilizados, de acordo com um relatório dos socorristas.

A polícia de Unalaska, as equipes de bombeiros e ambulâncias estavam no aeroporto ajudando os passageiros, que a princípio pareciam ilesos segundo disse à Associated Press uma testemunha ocular, o fotógrafo freelancer Jim Paulin.

“O avião parece ter sido empurrado para além da área de pouso planejada pelos ventos fortes que a comunidade vem experimentando recentemente”, disse o fotógrafo.

PenAir Saab 2000 Acidente Unalaska

PenAir Saab 2000 Acidente Unalaska

Alguns passageiros foram transportados do aeroporto em ambulância, mas outros partiram com a assistência de moradores, incluindo famílias que planejavam hospedar os nadadores visitantes.

O Departamento de Transporte e Instalações Públicas do Alasca disse em comunicado que o aeroporto de Unalaska foi fechado e o pessoal de resgate e bombeiros do aeroporto responderam ao acidente.

O avião levava os membros da equipe de natação do ensino médio de Cordova, disse a gestora da cidade. Ela disse que também é a treinadora local de natação e estava no aeroporto esperando para receber a equipe de Cordova.

“No momento, todos os alunos e acompanhantes são contabilizados e estão bem, embora um pouco abalados”, disse o comunicado do superintendente de Cordova, Alex Russin.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.