Avião Ilyushin IL-76 de companhia aérea russa fará uma nova visita ao Brasil

Avião Ilyushin IL-76TD Volga-Dnepr

Uma nova visita do exótico cargueiro Ilyushin IL-76, da empresa aérea russa Volga Dnepr, está agendada para os próximos dias e com passagens por Recife e Campinas. O voo passou a figurar do registro de serviços autorizados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), nesta sexta-feira (4).

Recife e Campinas

A aeronave, cujo projeto remete aos tempos soviéticos, vem de Dacar e faz um pouso técnico em Recife, esperado para o dia 9 de dezembro às 7h30 da manhã, antes de seguir ao seu destino final, a cidade de Campinas, às 9h30. O pouso em Viracopos, por sua vez, está previsto para 13h. O número do voo é o VDA-4150.

Até a publicação desta matéria, não há informações detalhando qual seria a natureza da carga transportada pelo jato nessa operação, mas, pela programação, é possível que a aeronave venha carregada e retorne vazia (ou muito mais leve) para sua base. Isso porque, na volta, o avião decola de Campinas às 9h30 do dia 10 de dezembro (VDA-4151) e segue em voo direto até a Ilha do Sal, no meio do Oceano Atlântico.

Russa

Apesar do modelo IL-76 ter sido desenvolvido ainda na época da URSS, a Ilyushin continuou produzindo as aeronaves mesmo depois de ter se tornado uma empresa russa.

Com comprimento de 46,59 metros, envergadura de 50,50 metros e altura de 14,76 metros, embora não tenha dimensões tão expressivas quanto seus “parceiros” de projetos soviéticos Antonov, o Ilyushin IL-76 também se destaca por ter uma grande porta traseira que lhe permite transportar cargas de grandes dimensões, bem como estrutura de fuselagem preparada para suportar itens de alto peso concentrado.

Caso você queira relembrar uma das visitas da aeronave ao Brasil, pode rever as fotos clicando aqui.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Maior cliente do Boeing 737 MAX diz que só volta a...

0
Na medida em que o Boeing 737 MAX é liberado pelas agências reguladoras ao redor do mundo, as empresas aéreas traçam planos para seu retorno