Avião de instrução acidenta-se em aeroporto do interior de São Paulo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um avião monomotor de instrução de voo acabou danificado em um acidente no Aeroporto Augusto de Oliveira Salvação, localizado em Americana, cidade a cerca de 150 km de São Paulo e pertencente à Região Metropolitana de Campinas.

Image-21030904

Conforme as imagens desta matéria, enviadas por leitores ao AEROIN, a aeronave envolvida é o Cessna 152 registrado sob a matrícula PR-EJR que, segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), é operado pela EJ Escola de Aviação Civil, que possui unidade no aeroporto de Americana.

Os dados do RAB indicam que o Cessna estava em condições regulares de aeronavegabilidade, com sua licença válida até agosto de 2021.

Pessoas próximas às operações do aeroporto de Americana informaram ao AEROIN que o acidente aconteceu por volta das 16h30 da tarde desta terça-feira, 9 de março, e que um aluno estaria fazendo voo solo na aeronave quando ocorreu o problema.

Image-21030903

A pista ficou impraticável ao longo do final da tarde, até que o Cessna 152 fosse removido para o hangar da escola de aviação.

Segundo caso em 10 dias

Curiosamente, este é o segundo caso no aeroporto em menos de 10 dias. No dia 28 de fevereiro, um bimotor Piper PA-27 Aztec enfrentou um pouso de barriga, também tornando a pista impraticável.

Aztec

Na ocasião, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi acionado e solicitou que o Piper fosse mantido na posição até que um investigador chegasse ao local para colher informações, mantendo a pista impraticável até que tudo fosse concluído.

Segundo as informações incluídas no sistema do CENIPA, a aeronave PA-27 decolou do Aeródromo de Americana a fim de realizar um voo local, com um piloto e um passageiro a bordo, e o pouso foi realizado com todas as pernas do trem recolhidas. A aeronave teve danos leves e todos a bordo saíram ilesos.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias