Avião israelense sai da pista durante a decolagem no aeroporto de Goiânia

Um incidente foi registrado no Aeroporto de Goiânia no final da manhã desta terça-feira (28), depois que um raro “jatinho” de fabricação israelense saiu da pista durante a decolagem.

Whats-App-Image-2021-09-28-at-12-41-36

De matrícula PR-BVB, o jato do modelo IAI Westwind II é de propriedade da Brasil Vida, empresa de táxi-aéreo especializada no segmento aeromédico, incluindo UTI Aérea.

A aeronave estava decolando de Goiânia para uma missão aeromédica, mas, por motivo ainda não esclarecido, acabou abortando a decolagem e “varando” a pista, que, no jargão aeronáutico, significa que saiu da pista após cruzar a cabeceira oposta. Reportes iniciais apontam que nenhum dos ocupantes ficou ferido.

O Westwind é um jato executivo fabricado pela Israel Aerospace Industries, derivado do projeto americano Aero Commander 500. Foi o primeiro “jatinho” de sucesso da IAI e serviu de base para o Astra, que mais tarde se tornaria o G100, um dos primeiros dos jatos da consagrada Gulfstream.

Ele chama a atenção pelo seu design “exótico”, sendo que tem uma asa média, que fica bem no meio da fuselagem em termos de altura, ao contrário da maioria absoluta dos jatos executivos que possuem asa baixa, ou até mesmo de outros aviões à hélice, que têm asa alta.

Entramos em contato com a Brasil Vida Táxi Aéreo para saber mais sobre o ocorrido. A empresa enviou a seguinte nota.

Existem poucas unidades do Weswtind no mundo e no Brasil, sendo a maioria operada pela Brasil Vida. Um jato do modelo também já foi do cantor Roberto Carlos, e outro foi apreendido recentemente em Portugal:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias