Avião Jumbo bate três de seus quatro motores no chão durante pouso

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um avião Jumbo de uma companhia aérea norte-americana sofreu um incidente na última quarta-feira, 5 de agosto, quando três de seus quatro motores atingiram o solo durante o pouso, o chamado “pod strike“.

Avião Boeing 747-400F Atlas Air
Boeing 747-400F da Atlas Air

Segundo dados da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), a aeronave envolvida no evento foi o Boeing 747-400F da companhia aérea Atlas Air, registrado sob a matrícula N408MC.

O Jumbo operava o voo de número 8939 para a DHL, tendo partido de Seul, na Coreia do Sul, com destino a Xangai, na China, e enfrentou o incidente em seu pouso na pista 17R, que ocorreu às 2:07 da manhã (ainda 15:07 do dia 4 no horário de Brasília). Não há registro de arremetida nos dados de rastreamento de radar.

FlightRadar24 Boeing 747 Atlas Air Pod Strike Xangai
O Boeing 747 chegando a Xangai na quarta-feira – Imagem: FlightRadar24

A FAA informa apenas que a “AERONAVE SOFREU POD STRIKE DOS MOTORES Nº 1, 2 E 4 NO POUSO, XANGAI, CHINA”, indicando os danos como “desconhecidos” até o momento da publicação desta matéria.

A aeronave permanece em solo em Xangai após dois dias completos desde o horário da ocorrência.

Casos de impacto do motor com o solo não são tão difíceis de ocorrer com o Boeing 747, em função da proximidade dos propulsores em relação ao chão. Assim, pousos com vento não alinhado levam à necessidade de uma atenção maior por parte dos pilotos, para não permitir que a inclinação lateral seja maior que a aceitável para que os motores não cheguem solo.

Porém, é bastante incomum uma ocorrência com três motores tendo contato com a pista. As informações meteorológicas (METAR) dos horários próximos ao incidente indicavam chuva leve e vento quase alinhado com a direção de pouso, porém, com velocidade de 50 km/h e com ocorrência de rajadas de até 72 km/h.

Pouco tempo atrás, trouxemos aqui um caso em que um Jumbo foi gravado ao enfrentar um pod strike em Los Angeles, emitindo muitas faíscas por conta do atrito do motor contra o asfalto. O vídeo serve de exemplo para que você entenda como ocorre. Você pode rever a gravação e os detalhes clicando aqui.

Com informações oficiais da FAA

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias