Início Vídeos

Avião Jumbo chama atenção no Aeroporto de Curitiba em arremetida no nevoeiro

Silhueta do grande avião, em cena do vídeo que você verá logo abaixo

Um belíssimo vídeo tem chamado muita atenção nesta semana nas redes sociais, ao mostrar imagens de um grande Boeing 747 surgindo como um ‘fantasma’ em meio a um forte nevoeiro no Aeroporto de Curitiba e, em seguida, arremetendo para retornar ao aeroporto de origem, com um incrível som da potência de seus motores.

As cenas que envolvem a “rainha dos céus” sempre chamam a atenção daqueles que são aficionados por aviação ou até mesmo das pessoas que não têm muito conhecimento sobre o assunto mas admiram os grandes jatos. E nesta matéria, o Jumbo que você verá logo abaixo no vídeo é o bonito Boeing 747-400F da Cargolux registrado sob a matrícula LX-NCL, que ostenta a pintura retrô em alusão aos tempos antigos da empresa de carga aérea luxemburguesa, nos anos 70.

Avião Boeing 747-400F Cargolux
Imagem: Cargolux

A aeronave decolou às 22h42 do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no último dia 18 de agosto, para realizar o voo de número CV-7602 até o Aeroporto Internacional de Curitiba / Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR). Após o curto voo de cerca de 40 minutos, no entanto, ao se aproximar do aeroporto paranaense, os pilotos do Jumbo encontraram um forte nevoeiro, bastante característico da região.

Ao se aproximar para o pouso que aconteceria pela pista 15 e não obterem contato visual, os pilotos decidiram por arremeter a aeronave. O momento da arremetida foi captado pelo canal parceiro Plane Spotter HD Curitiba, que registrou a difusa aparição em meio à névoa e o intenso som dos motores ao arremeter.

A aproximação do Jumbo acontece a partir dos 2:45 do vídeo:

Segundo informações do canal, o Aeroporto Internacional Afonso Pena estava operando sem o Sistema de Luzes de Aproximação (ALS), queimado por conta de um raio durante uma tempestade no último dia 12 de agosto. O ALS auxilia os pilotos a terem noção da direção da pista e proximidade do solo em situações de visibilidade limitada.

Após a arremetida devido às condições meteorológicas adversas, os pilotos do Boeing 747 optaram por retornar ao aeroporto campineiro. Além do Jumbo, outras aeronaves também já haviam arremetido ou estavam realizando órbitas, esperando uma melhora no tempo, o que não ocorreu.

Dados obtidos através da plataforma RadarBox mostram a trajetória do Boeing 747, desde a saída de Campinas até o momento da arremetida, e seguindo com o retorno até a origem, onde o pouso aconteceu às 23h59 (horário local).

Imagem: RadarBox

Somente na manhã do dia seguinte, dia 19 de agosto, a aeronave decolou para realizar o voo até São José dos Pinhais, que aconteceu normalmente e sem intercorrências, segundo os dados do RadarBox.

Leia mais: