Avião MD-11 ‘emite bolas de fogo’ e ‘estremece casas’ em pane logo após decolar

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião McDonnel Douglas MD-11F FedEx
MD-11F da FedEx – Imagem: Frank Kovalchek / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Uma pane enfrentada por um avião comercial na última sexta-feira, 27 de novembro, chamou a atenção de alguns moradores dos bairros próximos ao aeroporto de Memphis, nos Estados Unidos, logo após a decolagem da aeronave.

Segundo reporte do canal local WREG, moradores disseram ter se assustado com a situação na noite da sexta-feira, que chegou a “estremecer suas casas”. Um deles, que estava do lado de fora de sua moradia, relatou ter visto a aeronave voando baixo e emitindo “seis ou sete grandes bolas de fogo acompanhadas de estrondos”.

Dados do FlightRadar24, o mais popular site/aplicativo de rastreamento de voos, mostram que a aeronave envolvida, o trijato McDonnell Douglas MD-11F de registro N575FE operado pela companhia aérea FedEx Federal Express, pousou de volta no aeroporto de Memphis apenas cerca de 10 minutos após ter deixado o solo.

O MD-11F retornando após a pane de motor – Imagem: FlightRadar24

O MD-11 cargueiro estava realizando o voo de número FX-715, de Memphis para Minneapolis, quando, segundo informações do The Aviation Herald, ainda na subida inicial após decolagem da pista 36L a tripulação foi avisada pela Torre de Controle que parecia haver um estol de motor (um mau funcionamento do estágio de compressão do motor que costuma se caracterizar pela emissão de bolas de fogo e estrondos, exatamente como visto e ouvido pelos moradores).

Logo na sequência, a tripulação declarou emergência e relatou ter uma falha no motor nº 1 (localizado na asa esquerda), mas que foi capaz de estabilizá-lo. A aeronave parou a subida a menos de 2.000 pés (610 metros) de altitude e completou a volta para o pouso com segurança na pista 36C.

Após as verificações dos serviços de emergência para confirmar que não havia sinais de fogo no motor, a aeronave taxiou para o pátio. Segundo o FlightRadar24, o MD-11 permanece em solo até a publicação desta matéria.

Veja a segui um vídeo no qual a Boeing mostra na prática a ocorrência de um estol de compressor:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Arma de assessor parlamentar dispara ‘sozinha’ no check-in da GOL em...

0
Um incidente ocorreu ontem no check-in da GOL no Aeroporto de Congonhas em São Paulo, onde uma arma acabou disparando acidentalmente.