Início Vídeos

Avião MD-11F faz impressionante subida de alta razão ao partir de São José dos Pinhais

Um vídeo registrado no último sábado, 5 de dezembro, no Aeroporto Internacional de Curitiba, em São José dos Pinhais (PR), pelo canal parceiro Plane Spotter HD Curitiba, eternizou em imagens uma incrível partida de alta razão de subida de um clássico trijato MD-11F.

O McDonnel Douglas MD-11, modelo que você viu no vídeo acima, já é conhecido por proporcionar momentos bonitos como este em suas decolagens, especialmente em situações de menor peso. Mas nessa ocasião específica, a performance foi ainda mais impressionante.

A cena foi protagonizada pelo MD-11 cargueiro registrado sob a matrícula D-ALCD, da empresa aérea alemã Lufthansa, que opera voos regulares ao Brasil, principalmente ligando Frankfurt a Campinas (SP) e Curitiba (PR), mas também passando com certa frequência por outros aeroportos, como Recife (PE), por exemplo.

O MD-11F pousando no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)

E como em quase todas as operações o aeroporto de Curitiba é atendido através de um ‘bate e volta’ a partir de Campinas, o clássico trijato costuma decolar do Paraná com pouco combustível e pouca carga, uma vez que ainda abastecerá e embarcará mais encomendas na cidade paulista. Assim, sempre bastante leve, as subidas após a partida já são geralmente bastante bonitas.

Mas dessa vez, talvez por conta do mau tempo que se vê mais nas imediações do aeródromo, o piloto parece ter aproveitado a alta performance disponível na condição operacional do MD-11F para rapidamente “furar” as nuvens rumo a céus mais limpos acima delas.

Se no vídeo já é possível ver que em poucos segundos o jato já desaparecia nas nuvens, os dados de rastreamento de voo do FlightRadar24 mostram que em cerca de curtos 6 minutos ele já estabilizava em sua altitude de cruzeiro de 25 mil pés. Impressionante.

O voo do MD-11F entre Curitiba e Campinas – Imagem: FlightRadar24

Mas é bom relembrar: cenas como esta estão com os dias contados no Brasil. Conforme reportamos há pouco tempo, o MD-11, que hoje somente opera por aqui com estes voos da Lufthansa, deve deixar nosso país em 2021. A partir de janeiro, segundo programação da companhia, o Boeing 777F assume todas as rotas.

Boeing 777F da Lufthansa Cargo

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile