Avião de carga da Modern retorna a Viracopos após problema de trem de pouso

Um avião de cargas da companhia aérea Modern Logistics precisou retornar a Viracopos logo após a decolagem, depois de um problema com seu sistema de retração de trem de pouso.

Avião Modern Logistics 737-400F
Boeing 737-400F – Imagem: MODERN Logistics

Segundo informações do The Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o Boeing 737-400 registrado com a matrícula PP-YBA, realizando no último sábado (1º) o voo de número WD-5800, que geralmente ocorre do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas/SP, para Manaus.

O jato de cargas havia acabado de decolar da pista 33 de Viracopos, quando a tripulação parou a subida a 7000 pés devido a uma indicação de problema de trem de pouso. Conforme dados do FlightRadar24, algumas órbitas de espera foram executadas na região de Rio Claro/SP, possivelmente para avaliação da falha, até que fosse tomada a decisão de retornar a Campinas.

FlightRadar24 Modern Problema Trem de Pouso Esperas
O Boeing 737 em órbitas – Imagem: FlightRadar24

Após o retorno, o piloto então fez uma passagem baixa a uma altitude de cerca de 2600 pés sobre a pista de Viracopos, que fica a 2160 pés acima do nível do mar, para que os trens de pouso fossem avaliados do chão.

FlightRadar24 Modern Problema Trem de Pouso Passagem Baixa
Passagem baixa sobre a pista de Viracopos – Imagem: FlightRadar24

Mas, com esse sobrevoo, não foi possível confirmar que todos os trens estavam completamente abaixados, e o Boeing 737 afastou-se um pouco do aeroporto até que observadores adicionais fossem enviados para a pista.

FlightRadar24 Modern Problema Trem de Pouso Afastado
O 737 da Modern afastando-se antes do retorno – Imagem: FlightRadar24

Os pilotos então retornaram a Viracopos, e uma segunda passagem baixa foi executada a 2300 pés. Desa vez foi confirmado que todos os trens de pouso aparentavam estar baixados até a posição correta. A aeronave da Modern Logistics então pousou em segurança na pista 33 cerca de 90 minutos após a partida.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias