Avião perde pá da hélice em voo e pouso de emergência é filmado a bordo, veja o vídeo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O piloto de um avião monomotor esportivo Lancair 235 precisou realizar um pouso de emergência na neve depois que uma das pás da hélice se quebrou em voo, levando à necessidade de corte do motor devido à alta vibração causada pelo desbalanceamento.

No vídeo acima, gravado pelo passageiro, é possível notar logo no início a grande vibração que balança toda a aeronave. Logo depois, no próximo corte de imagem, o piloto já desligou o motor e está buscando o melhor lugar possível para efetuar seu pouso de emergência.

Após alinhar o Lancair com uma longa faixa de neve sem vegetação, o piloto completa o pouso, sem abaixar seus trens de pouso, afinal, diante do terreno desconhecido e coberto de neve, haveria grande chance da quebra do trem de pouso, levando a maior risco de danos à aeronave.

Segundo o portal kaernten, o piloto de 65 anos e seu amigo de 66 haviam decolado de Wels, na Áustria, no dia 2 de março, e enfrentaram o incidente quando retornavam ao aeroporto de origem após um sobrevoo à cadeia montanhosa Dolomitas.

O pouso levou sete minutos e o pequeno avião chegou perigosamente perto de uma linha de energia, disse o piloto Hermann Eigner. Mas o pouso de emergência terminou bem, após a neve amortecer a enorme velocidade do rápido monomotor esportivo.

O piloto presume que um problema técnico ou fadiga do material levou ao incidente.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias