Avião de político decola de forma irresponsável em meio a centenas de pessoas

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um avião bimotor que pertence a um político de Minas Gerais operou no meio de centenas de pessoas, que se aglomeravam na pista de decolagem.

O caso aconteceu ontem (03) em Muriaé, município de 108 mil habitantes na Zona da Mata mineira. Em diversos vídeos postados por populares nas redes sociais, é possível ver o Beechcraft King Air 200GT taxiando em meio à pista lotada.

O Aeroporto Cristiano Ferreira Varella em Muriaé, segundo consta no site do DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo, tem pousos proibidos (PRB OPS LDG), mas nada fala sobre a proibição de decolagens.

Este bimotor KingAir de matrícula PR-ELV pertence à VENAC Veículos, uma concessionária de caminhões Scania, de propriedade do político Lael Vieira Varella, natural de Muriaé.

Lael, que foi deputado federal de Minas Gerais pelo Democratas por sete mandatos consecutivos, hoje é suplente do Senador Antônio Anastasia (PSD), ex-governador do estado. O aeroporto, que fica na cidade natal do político, tem o nome do seu filho, que faleceu em um acidente de carro em 1994.

Risco do piloto e da população

No vídeo, fica bastante claro o risco à segurança, resultante do fato de o piloto decidir taxiar com centenas de pessoas próximas, bem como em relação à pista suja com copos, garrafas e lixo deixados pelas pessoas que estavam aparentemente acompanhando um festival de pipas (papagaio) no aeroporto.

Além do perigo criado pela operação, outro risco é a própria aglomeração das pessoas que adentraram ao aeroporto, ao mesmo tempo invadindo propriedade alheia e indo contra as recomendações de isolamento social das autoridades médicas em meio a uma Pandemia.

Ainda não foram vistos vídeos da decolagem do turboélice (Obs.: vídeo da decolagem disponível, veja atualização ao final), porém, segundo o aplicativo FlightRadar24, o avião aparentemente decolou de Muriaé neste domingo em torno de 17h30 para Belo Horizonte – Aeroporto da Pampulha.

O voo do King Air no domingo – Imagem: FlightRadar24

Este horário da saída é compatível com a hora de divulgação do vídeo e também com a posição do sol nas filmagens (fim de tarde), o que leva a crer que a decolagem ocorreu em meio a todas as pessoas na lateral da pista.

ATUALIZAÇÃO: Recebemos o vídeo da decolagem, confirmando que a aeronave decolou em meio às pessoas. Veja a seguir:

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

https://www.aeroin.net/passaro-atinge-em-cheio-motor-de-jatinho-de-igreja-que-sai-da-pista-em-bauru/

Veja outras histórias

Avião Airbus A330-300 Delta Air Lines

Delta testará viagem aérea ‘livre de Covid e de quarentena’, será...

0
A empresa aérea e os aeroportos de Atlanta e de Roma se juntaram em um inédito programa transatlântico de teste de COVID-19.