Com 158 a bordo, avião quase decola com veículo na pista em grave incidente

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 737-800 Ryanair
Boeing 737-800 da Ryanair, semelhante ao do incidente – Imagem: Dirk Vorderstraße / CC BY

A Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes de Aviação Civil (CIAIAC) da Espanha investiga um grave incidente ocorrido no mês de julho, que poderia ter se tornado um sério acidente aéreo na decolagem de um avião de passageiros.

Segundo as informações da CIAIAC, a ocorrência se deu com o Boeing 737-800 registrado sob a matrícula EI-EFJ, operado pela companhia aérea irlandesa Ryanair, quando decolaria do Aeroporto de Palma de Maiorca, nas Ilhas Baleares, no dia 19 de julho de 2020. A bordo do voo de número FR-2062 estavam 6 tripulantes e 152 passageiros.

O jato foi autorizado a decolar da pista 24R do aeroporto às 22h51 locais, enquanto a mesma estava ocupada por um veículo do aeroporto. O veículo estava realizando trabalhos de manutenção, tendo sido previamente autorizado a entrar na pista por conta do serviço.

O motorista do veículo, ao ouvir na frequência de comunicação que a torre de controle estava autorizando a decolagem da aeronave EI-EFJ, alertou da sua presença e, imediatamente, a torre de controle passou a dar instruções à aeronave para interromper a corrida de decolagem que se iniciava.

A CIAIAC descreve que “a distância entre o veículo e a aeronave em nenhum momento foi inferior a 1,6 milha náutica (2,96 km) e, após o incidente, a aeronave foi autorizada a decolar novamente, completando o voo sem maiores intercorrências, e que não houve nenhum tipo de dano, pessoal ou material.

A Comissão espanhola anida salienta que essas informações são preliminares e contêm fatos apurados até o momento da publicação, portanto, sujeitas a alterações ou correções que podem ocorrer durante a investigação. O relatório técnico que será publicado conterá as conclusões da investigação.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Ouça o que disse o presidente da Gol a bordo do...

0
O presidente da GOL Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff, falou ontem durante o primeiro voo do Boeing 737 MAX modificado com passageiros no Brasil.