Avião que não foi para Índia está levando a CoronaVac pelo Brasil

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Decolou há pouco do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, o Airbus A330neo da Azul levando as primeiras doses da CoronaVac para Minas Gerais e Bahia.

Divulgação – Azul Linhas Aéreas

O jato de matrícula PR-ANX é um Airbus A330-900neo da Azul Linhas Aéreas que foi adesivado dias atrás em alusão à campanha de promoção da imunização no Brasil. O intuito era que o avião seguisse para a Índia no último dia 15, mas o país asiático não tinha dado o aval para a busca do produto, além de supostamente ter ficado incomodado com a exposição “excessiva” promovida pelo Brasil.

Sem ter motivo para decolar à Índia, onde buscaria duas milhões de doses da vacina da AstraZeneca-Oxford, a aeronave foi realocada para ajudar nos esforços de suporte ao estado do Amazonas, que está em crise com falta de oxigênio e leitos por causa da alta de casos de coronavírus.

Após duas viagens entre Campinas e Manaus, o jato voltou para o Recife e então seguiu para Guarulhos, onde foram embarcadas centenas de milhares de doses da CoronaVac para os estados de Minas Gerais e Bahia.

Enquanto essa matéria era escrita, a aeronave estava em voo, com pouso previsto para as 20h no BH Airport, em Confins, onde serão desembarcadas 550 mil doses destinadas aos mineiros. A primeira aplicação, inclusive, será no próprio aeroporto, em um ato simbólico. Depois, a campanha de imunização seguirá no Hospital Eduardo de Menezes, na grande Belo Horizonte.

Trajetória do voo no FlightRadar24

Logo depois, o A330neo seguirá para Salvador da Bahia, onde a chegada também marcará o primeiro pouso do maior modelo da frota da Azul no estado.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias