Início Variedades

Avião sentinela dos EUA é filmado sobrevoando jatos E195 da Azul. Do que se trata?

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um vídeo chama a atenção nas redes sociais nesta terça-feira (27), no qual imagens gravadas em um aeroporto mostram um avião sentinela dos EUA sobrevoando jatos da brasileira Azul Linhas Aéreas.

Imagem do vídeo, mostrando o avião e a cauda de um jato da Azul

Diante das imagens, muitas especulações surgiram questionando onde teria sido feita a gravação. Usuários das redes sociais chegaram até a falar que seria uma ação dos Estados Unidos na Venezuela, e a aeronave teria vindo até o Brasil durante a missão.

O avião que se vê no vídeo é um Boeing E-3 Sentry, um avião sentinela que tem sua grande estrutura circular característica sobre a fuselagem e avançados sistemas a bordo, para fazer monitoramento de espaço aéreo e emitir alertas antecipados de ameaças inimigas.

Boeing E-3A Sentry – Imagem: Pedro Aragão / CC BY-SA 3.0 GFDL, via Wikimedia Commons

Seria bem estranho imaginar que um avião tão incomum estivesse sobrevoando o Brasil sem que as mídias especializadas, os spotters ou até mesmo a mídia jornalística padrão tomassem nota de sua presença. Assim, suspeitamos que não seria em nosso país.

Dessa forma, avaliamos a gravação e analisamos do que se trata essa situação. Um dos jatos da Azul, claramente visível, é o Embraer 195 de matrícula PR-AUA, que ostenta a pintura amarela utilizada quando a companhia estampou a marca da TV Band na fuselagem.

O jato PR-AUA da Azul visto no vídeo

O Embraer 195 PR-AUA que aparece no vídeo

Diante da presença deste jato em específico, buscamos informações sobre seu paradeiro, e, como esperávamos, descobrimos que ele não está no Brasil há algum tempo.

Segundo dados do site de rastreamento Flight Aware, o PR-AUA está nos Estados Unidos há cerca de 8 meses. E adivinha em que aeroporto o jato está!

O PR-AUA nos Estados Unidos há mais de 8 meses – Imagem: FlightAware

Conforme noticiamos recentemente, a Azul está repassando alguns de seus Embraer à nova companhia aérea norte-americana Breeze Airways de David Neeleman, fundador também da empresa brasileira. E os aviões estão sendo enviados para a cidade de Macon, no estado da Georgia, onde são preparados para a Breeze.

É exatamente lá que ocorreu o último pouso do PR-AUA registrado pelo FlightAware. Portanto, como era de se esperar, o vídeo não é nada mais do que um voo do E-3 lá mesmo nos EUA. Nada de Brasil.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile